Vai entender

Edição: 690 Publicado por: Gustavo Abruzzini em 01/04/2020 as 08:50

 
Leitura sugerida

O Governo Federal anunciou, na sexta-feira (27), o aporte de R$ 40 bilhões para financiar salários de trabalhadores de pequenas e médias empresas. O empréstimo, informaram os tecnocratas de Brasília, visam cobrir dois meses de folha, limitado a dois salários mínimos por funcionário. Mas o que me chamou a atenção não foi nada disso, mas a taxa de juros: 3,75% ao ano. Ou 0,3125% ao mês. Por que, os bancos públicos nunca ofereceram empréstimos com esta taxa antes? Se o tivessem feito, com o aval do governo, provavelmente, já teríamos tido uma retomada do investimento e do crescimento, há muito tempo.

 

Lógica

Na semana que passou, vimos se confirmar a obediência dos comerciantes e prestadores de serviços que, em sua maioria, foram obrigados a baixarem suas portas. No entanto, muitas pessoas continuaram a zanzar pelas ruas. E os supermercados, em vários horários estiveram coalhados de clientes. Aí você racionaliza, aquele negócio, que tende a entrar um cliente ou outro, em que este afluxo é fácil de controlar e orientar, foi obrigado a fechar, enquanto no super, por várias vezes, aglomerou-se vários clientes ao mesmo tempo. Qual a lógica?

 

Meca

No sábado, conversando com a secretária de Saúde, a médica Soraia Graça, destaquei esta impressão da nota acima. Ela informou que nesta semana endureceria com os mercados na questão de tempo disponível aberto e quantidade de pessoas, por vez, circulando dentro do estabelecimento. Concluí, que para o valenciano comum, o supermercado equivale ao shopping dos grandes centros: a Meca do consumo, este um vício difícil de evitar. Somos ruins de planejamento estratégico.

 

Todo vapor

O Centro Universitário da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (UniFAA) está comemorando o desempenho em plena crise da coronavírus. Afinal, logo que se configurou o quadro de necessidade de confinamento de professores, funcionários e estudantes, a instituição partiu para construir o seu Regime Letivo Especial com aulas totalmente virtuais. Na primeira semana, foram 93% de acessos de alunos e 96% de aulas ministradas, comemorou o vice-reitor José Rogério Neto. Enquanto concorrentes decretaram antecipação de férias, Valença fez história tornando todo seu ensino, provisoriamente à distância.

 

Mais

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Melo Tavares, assinou novo ato normativo estendendo até 30 de abril o plantão extraordinário, a suspensão de prazos e o expediente forense.

 

Ghostbusters

Na crise, sempre aparecem trabalhos voluntários de relevância. Aqui, o grupo Valença Solidária, com apoio da Prefeitura, devidamente paramentado, tem atuado na desinfecção de espaços públicos como pontos de ônibus, praças e rua dos Mineiros. Com as noites da cidade desertas, os agentes voluntários fazem lembrar os personagens do filme “Os Caça Fantasmas (Ghostbusters)”. Estão de parabéns, pela generosa ação voluntária.

 

Casquinha

E como estava demorando, já tivemos polêmica de pré-candidato (Fábio Ramos) indo as redes sociais para tirar “casquinha” de conquistas de leitos de UTI que seriam concedidos pelo Estado, com direito a creditar feito a padrinhagem de deputado estadual. No município, ninguém sabe destes novos leitos, apenas os cinco tratados diretamente entre o prefeito e o presidente da UniFAA. É a política na saúde e na doença.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...