Bombeiros têm feito cem vistorias por mês em boites desde fevereiro

Edição: 347 Publicado por: Jornal Local em 27/06/2013 as 15:27

 
Leitura sugerida

Passados 148 dias desde a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde um incêndio matou 241 jovens e feriu outros 145, os bombeiros do Rio interditaram, entre fevereiro e maio de 2013, 192 estabelecimentos comerciais em todo o estado. Foi o que garantiu o chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), coronel Ronaldo Alcântara, durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Iranildo Campos (PSD), nesta segunda-feira (24/06). Alcântara afirmou ainda que o CBMERJ vem realizando cem vistorias mensais desde o acidente no Sul do País. Fonte: Assessoria Alerj.

Prouni 2013

As inscrições para o segundo edital do Prouni 2013 (Programa Universidade para Todos) começam na nesta sexta-feira (21).Os candidatos que querem concorrer a bolsas integrais ou parciais (de 50% da mensalidade) deverão fazer sua inscrição no site do Prouni até as 23h59 do dia 25 de junho. Segundo o MEC (Ministério da Educação), o sistema oferecerá 90.010 bolsas. Até o momento, estão confirmadas 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais (50% da mensalidade). Para concorrer, o estudante deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos. O aluno não pode ter tirado zero na redação. Além disso, o candidato não pode ter diploma de ensino superior e deve atender a uma das seguintes condições: Ter cursado o ensino médio completo em escola pública; Ter cursado o ensino médio completo ou parte dele em escola privada na condição de bolsista integral; Ser pessoa com deficiência; Ser professor em exercício da rede pública de educação básica. Concorrerão a bolsas integrais, estudantes que tiverem renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Para concorrer às bolsas parciais, a renda familiar bruta não pode exceder três salários mínimos per capita.

Faetec

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), irá disponibilizar cerca de 100 vagas nos cursos profissionalizantes, partir do dia 25 deste mês até o dia 10 de julho, nas áreas de idiomas, informática e profissionalizante. As vagas são para Francês, Inglês e Espanhol, com duração de dois anos; Inglês (serviços turísticos), Espanhol (serviços turístico), assistente de produção audiovisual, composição e efeitos visuais, sonoplasta (produtor de áudio digital), artista de animação, editor de vídeo, cinematografia digital, costureiro, modelista, auxiliar de confecção, análise de dados com Excel, montador e reparador de computador, lógica de programação e banco de dados, com duração de 20 semanas; e bordado e customização, informática I e III, com duração de 10 semanas. Essa é uma parceria da FAETEC, por meio da capacitação profissional do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Barra do Piraí. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.faetec.rj.gov.br, clicando no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. A seleção será feita por sorteio, no dia 12 de julho, e as aulas começarão no dia 5 de agosto. Aos interessados, o cadastro para participar das aulas vai até o dia 10 de julho, sendo feito no CVT do município, na rua José Alves Pimenta, nº 1470, no bairro do Matadouro. Para a inscrição, é necessário que o candidato leve certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Fonte: Assessoria PM Barra do Piraí.

Senai

Estão abertas as inscrições para 3.330 vagas gratuitas em cursos de qualificação à distância no SENAI do Rio. As oportunidades na região Sul Fluminense são para Assistente de Logística, Auxiliar de Eletricista Predial e Operador de Suporte Técnico em TI (Help Desk). O processo seletivo terá prova online de Português, Matemática e Raciocínio Lógico. Podem participar pessoas com idade mínima de 17 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho, através do site www.firjan.org.br/educamais. O resultado será divulgado dia 19 de julho, no mesmo site em que foi feita a inscrição. Para a matrícula no SENAI, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade, duas fotos 3x4 e autodeclaração de baixa renda. Os cursos estão previstos para iniciar no dia 17 de agosto. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais no SENAI em que foi feita a matrícula. Os encontros presenciais poderão ser feitos nas unidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Vassouras e Volta Redonda. Mais informações podem ser obtidas através do 0800-0231231 ou www.firjan.org.br/educamais. Fonte: Assessoria Firjan

Rios Urbanos

Acadêmicos do 5º ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) apresentaram na noite de ontem, dia 24 de junho, no Auditório I do Campus Volta Redonda, o Seminário do Projeto de Extensão à Comunidade com o tema ‘Rios Urbanos – Córrego Secades’. A atividade, que envolveu pelo menos 50 estudantes sob orientações dos professores Andréa Auad e Aloísio Lélis, trabalhou este ano a análise ambiental e, sobretudo, urbanística do Córrego Secades, que percorre os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda. Foram convidados representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA); das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Barra Mansa e Volta Redonda; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto; e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba. Fonte: Assessoria UGB.

Tarifa de R$ 1,00

Enquanto no Brasil inteiro a população se mobiliza para contestar aumentos nas tarifas do transporte público, o morador de Piraí que utiliza ônibus continua pagando, desde 2010, apenas R 1,00 em qualquer percurso dentro do município. O cadastro do Programa Tarifa Legal, pioneiro no Sul Fluminense, beneficia atualmente cerca de 12 mil pessoas – quase metade da população -, conforme levantamento feito esta semana pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. De acordo com números da Secretaria, o Programa Tarifa Legal, exclusivo para moradores no município, em qualquer faixa etária, beneficiou todos os setores envolvidos ou que necessitam do transporte coletivo, inclusive empresas, que tiveram redução de gasto com transporte de seus empregados. O sucesso do programa pode ser confirmado pelo aumento de pessoas cadastradas: em 2011 eram 7,5 mil moradores, cerca de 4,5 mil a menos que este ano. Desde sua implantação, o Programa Tarifa Legal já subsidiou quase 2,6 milhões de viagens dentro do município, com desembolso de R$ 3,5 milhões pela Prefeitura. Fonte: Assessoria PM Piraí.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...