E o inverno chegou...

Edição: 347 Publicado por: Patrícia Rocha em 27/06/2013 as 15:29

 
Leitura sugerida

No hemisfério sul, o solstício de inverno acontece nos dias 21 ou 23 de junho. Muitas religiões ainda consideram mágicos estes dias, por marcarem o início desta estação. A noite de 21 de junho é a maior noite do ano, e, na antiguidade, as iniciações eram feitas nesta noite longa.

O solstício de inverno é época também propícia para realização de cirurgias plásticas, garante a chegada da estação mais fria do ano. Nesta época, o sol atinge a maior distância em relação a um determinado ângulo da Terra, o que explica as baixas temperaturas. No Brasil, o inverno teve início às 2h04 da última sexta-feira, 21 e se estenderá até setembro, quando dará espaço à primavera.

Mágico, misterioso, intimista... vários podem ser os adjetivos propostos ao inverno. Alguns benefícios e outros malefícios! Afinal de contas, na vida tudo tem seus dois lados da moeda.

Inspirador do romantismo, época do ano para namorar! Um bom vinho ou um bom chá, uma lareira ou um bom cobertor, um bom filme ou uma boa música, enfim tudo que a dois fica ainda mais gostoso!

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, época também propícia para realização dessas cirurgias. Entre os meses de junho, julho e agosto os consultórios registram movimento 50% maior do que o observado nos demais períodos do ano.  A preferência pelo inverno deve-se a duas razões: o frio e a pouca incidência de luz solar. O sol é um dos maiores inimigos durante o pós-operatório. Pode deixar manchas e cicatrizes, enquanto o calor dilata os vasos sanguíneos e causa mais inchaço à pele, além de um incômodo extra: logo após a cirurgia, muitos pacientes precisam usar uma cinta grossa, que esquenta e gera desconforto. Daí o inverno ser uma época perfeita.

Outro fator relevante para o período do inverno é que a incidência de infarto aumenta até 30% segundo o coordenador do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Roberto Cury. Além disso, lembra o especialista, há estudos que concluíram que os infartos têm maior mortalidade no inverno.

A relação entre o coração e as baixas temperaturas ocorre porque, quando os receptores nervosos da pele sentem o frio, estimulam a liberação de substâncias que contraem os vasos sanguíneos. Com isso, a pressão sangüínea aumenta, podendo levar à ruptura de placas de gordura no interior das artérias. Outras hipóteses apontadas pelo cardiologista são o aumento de doenças infecciosas respiratórias no inverno, causando inflamações generalizadas, além dos fatores externos, como a diminuição da atividade física durante este período do ano. Sabe-se que o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o infarto. A orientação é que evitem ficar parados e mantenham alguns cuidados essenciais como se agasalhar, dar atenção maior ao aquecimento e preferir lugares fechados para essas atividades”, destaca Cury.

No inverno, os fumantes também aumentam a quantidade de cigarros por dia, assim como o consumo de gorduras saturadas e comidas calóricas é maior, descompensando os níveis de colesterol.

A orientação é sempre procurar atendimento médico quando notar o aparecimento de qualquer sintoma de infarto: dor no peito; suor frio; enjoo; e dores no braço esquerdo, mandíbula e estômago.

Mas o inverno também, é a melhor estação para cuidar da pele, por causa da menor exposição aos raios ultravioletas. Porém, engana-se quem pensa que o sol não é perigoso nesta época do ano. Os cuidados devem ser tomados diariamente. É nessa estação também que a cútis tende a ficar mais ressecada, já que bebemos menos líquido. Seguem algumas dicas do portal da Sociedade  Brasileira de Dermatologia, de Cirurgia Dermatológica e de Medicina Estética: para disfarçar a palidez e as olheiras, lave o rosto com água quente, promovendo a vasodilatação, isso torna a pele mais rosada e viçosa; a estação é a melhor época para quem gosta de maquiagem, um blush, corretivo, batom e rímel, se bem aplicados, podem criar verdadeiras divas em poucos minutos; proteja os lábios das rachaduras com protetores em forma de batons incolores, que contêm óleos, umectantes, filtros e silicones. A boca fica bonita, saudável e bem natural; não esqueça que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno. Por isso, use diariamente filtro solar, pelo menos proteção 12; cravos, espinhas e poros dilatados podem piorar com as bebidas alcoólicas e as comidas calóricas do inverno. Capriche nas loções adstringentes. Em seguida, aplique hidratantes suaves, livres de óleo, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos.

Bom, essas foram algumas dicas para deixar seu inverno mais saudável e cheio de charme, pois o inverno pode cobrir nossas cabeças, mas a primavera deve viver sempre em nossos corações.

Um beijo e até a semana que vem!

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...