Ziguezagueando

Edição: 353 Publicado por: Patrícia Rocha em 08/08/2013 as 14:43

 
Leitura sugerida

Depois de um mês de “férias”, a coluna Ziguezagueando volta cheia de novidades para vocês. Recomeço com uma forma de exaltação às iniciativas culturais, sem propósitos financeiros ou políticos, realizadas simplesmente para manter acesa a chama de artistas que merecem ser lembrados e respeitados e mais, para nos encher de orgulho de sermos valencianos.

O último fim de semana foi inspirador... Graças a iniciativa de três pessoas que abrem as portas de sua “Casa Encantada”, em Conservatória, para enaltecer artistas da música popular brasileira. Desta vez, o concerto foi sobre a linda obra de Jacob do Bandolim. Sessenta expectadores atentos e quase seis horas de música e história que nos permitiram conhecer mais sobre o choro, a música popular brasileira  e sobre a nossa cultura. Romeu, Ricardo e Rita estão de parabéns pela tamanha generosidade em dividir com o público este momento. De parabéns, também, os exímios músicos do conjunto “Época Encantada”. Dentre os quais, o bandolinista Deo Rian, maior conhecedor da obra de Jacob, o flautista João Paulo Moreira e os músicos Mauro, no violão, João Camarero, no violão sete cordas, Paulinho Baltazar e Sérgio Prata, no cavaquinho, Edimar, no tantan, e Dumbo, no pandeiro. O 57° sarau será sobre a obra de Vinícius de Moraes. Imagine o que nos espera!

E não para por aí...

São apenas trinta e quatro quilômetros de estrada, e por sinal ótima, que nos separam de Conservatória e desses movimentos culturais maravilhosos. Como por exemplo o Serenoite que acontece toda sexta e sábado, das 21às 23 horas, na rua do Meio, e reúne músicos de ponta interpretando o melhor da música popular brasileira de todos os tempos. Logo após, a serenata “invade” as ruas do distrito histórico. No sábado, pela manhã, acontece o Chorinho na Praça, das 11 às 13 horas. O melhor do choro e do samba numa versão popular deliciosa e que abre espaço para os apreciadores da música mostrarem seus talentos. E pasmem... tudo isso, sem que eles ganhem um centavo. É um movimento pró cultura, cheio de dedicação e amor.

Merecidamente, o Chorinho na Praça estará lançando, no próximo sábado (10), seu primeiro CD, a partir das 11 horas, na praça da Matriz. Será uma festa linda. Evento de qualidade e gratuito.

Na semana que passou, também tive uma deliciosa surpresa que foi o convite para participar da Fanpage de Rosinha de Valença. Iniciativa da musicista Jô Macedo, amiga pessoal de Rosinha. Homenagem mais que esperada. Neste espaço, poderemos saber um pouco mais sobre a história dessa fantástica artista que junto com Baden Powel deu um novo rumo ao violão brasileiro e lançou o nome de Valença mundialmente. São textos e fotos que contam a trajetória da artista, que, em minha opinião, deveria ser reverenciada e lembrada  com todas as honras que merece. Clica lá e saiba mais sobre a obra de Rosinha de Valença: www.facebook.com/pages/ROSINHA-DE-VALENÇA203404209819060?ref=profile 

Não posso deixar de parabenizar os papais de plantão pelo seu dia. Que Deus lhes conceda sabedoria e sensibilidade para que vocês participem efetivamente da educação de seus filhos. Nós, mães, precisamos disso e seus filhos também!! Vamos acabar com o estigma de que filho é da “mãe”. Não, filhos precisam dos pais... sem reticências.

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...