Curiosidades sobre Sete de setembro

Edição: 357 Publicado por: Patrícia Rocha em 05/09/2013 as 14:27

 
Leitura sugerida

De acordo com os historiadores, a famosa pintura “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, retrata a Independência de um jeito muito mais glamuroso do que foi na realidade.

Os lindos cavalos da obra, na verdade eram jumentos. É que Dom Pedro I e seus companheiros faziam uma viagem bem longa e subiram a Serra do Mar, vindo de Santos.  E cavalos não são tão resistentes quanto jumentos para carregar a tropa.

Outra diferença é em relação aos uniformes. No quadro, todos aparecem bonitos, com roupas de soldado. D. Pedro I, todo elegante, naquele casaco cheio de enfeites... Mas a realidade é que o calor naquela região e naquela época era muito forte. Muito improvável que eles estivessem vestidinhos assim.

Eles afirmam ainda que Dom Pedro não parou às margens do rio Ipiranga porque aquele era um lugar especial e bonito o suficiente para ser o marco da Independência. Na verdade, ele estava com uma forte diarreia e parou para se aliviar um pouquinho. Já que tinha parado, gritou a frase histórica ali mesmo. Independência ou Morte! Bem, é o que dizem...

 

Teatro

Atenção jovens estudantes de até 25 anos. Oportunidade de registrar e mostrar sua realidade  e/ou a realidade de outros jovens, no festival de curtas Geração CARE. O foco são os próprios jovens como agentes de transformação social e seus olhares sobre a sua própria geração a partir de uma perspectiva social.

Os primeiros colocados ganharão uma viagem de uma semana para conhecer o trabalho da CARE Brasil nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará na Rota das Emoções (entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara), além de ganhar uma câmera da Lomography. Os dez primeiros colocados eleitos pelo júri artístico serão exibidos em espaços parceiros do festival. Saiba mais no site www.festivaldecurtas.care.org.br

 

Livros

Vivemos alguns momentos cruciais de dúvidas sobre algumas atitudes dos homens. Então aí vai a indicação de cinco livros para você entender melhor por que os homens... agem como moleques- O Apanhador no Campo de Centeio, J.D. Salinger – Editora do autor... podem ser tão complicados – O lado bom da vida, Matthew Quick – Intrínseca... adoram uma grande aventura- Cem Dias entre Céu e Mar, Amyr Klink – Companhia das Letras... simplesmente amam futebol – Febre de Bola, Nick Hornby – Rocco...são toscos, ogros, grosseiros (às vezes, vai)- Guia da Culinária Ogra, André Barcinski – Planeta. Espero que ajude!

 

Salsa para o peito

A comissão de frente das brasileiras tirou a sorte grande. De acordo com um estudo da Universidade do Missouri nos Estados Unidos, a salsinha possui um antioxidante que ajuda a prevenir o Câncer de Mama. Segundo os cientistas a apigenina, flavanóide, presente também na menta e no aipo, bloqueia o crescimento das veias que alimentam os tumores.

 

Fim de semana

Final de semana com eventos para todos os gostos! Em Rio das Flores acontece a XXVIII Exposição Agropecuária, programação vasta de shows, é só conferir no site www.riodasflores.rj.gov.br. Conservatória, recebe o 7º Festival Cinemúsica que este ano, além do tradicional cardápio de pratos, filmes e performances musicais, e das premiações e homenagens especiais, terá tributos, exposições, audiodescrição para portadores de deficiência visual, cursos gastronômicos, oficinas técnicas, educativas e de estímulo à criação, seminários, cortejo e experimentações audiovisuais.

 

E mais...

No sábado dia 07, a partir das 14 horas, no Conservatória Futebol Clube, acontecerá a famosa feijoada em prol do Bloco do Chorinho 2014. Muito choro e samba farão a animação do público. O valor do convite é de R$ 40, com tudo liberado! Muita música, comida boa, cerveja, refrigerante, caipirinha e sobremesa! Não dá pra ficar de fora!

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...