Dr. Pedro Iório

Edição: 376 Publicado por: Antônio Carlos de Oliveira Lima em 24/01/2014 as 11:15

 
Leitura sugerida

Valença começa o ano de 2014 mais pobre pois partiu para a eternidade dia 1º de janeiro um filho ilustre, o Cirurgião dentista Pedro Antônio Carneiro Iório descendente de tradicionais famílias valencianas, seu pai José Leoni Iório é o autor do livro “Valença de Ontem e de Hoje” que serve de balizamento  aos que querem conhecer um pouco sobre esta terra. 

Iório como era tratado por seus colegas cursou, após conclusão do ensino secundário em Valença, a Faculdade de Odontologia na Universidade Federal Fluminense em Niterói, tendo sido diplomado no início da década de 1960, vindo em seguida clinicar em sua terra natal.

Em 1962, juntamente com colegas radicados em Valença: Alvanir Machado, Afranio Furtado, Celso  Ribeiro, Denizart de Paiva Souza, Ernestino Bastos, Heider Salgado, Paulo José Jannuzzi e Raul Giesta fundaram a Associação Brasileira de Odontologia de Valença  apoiados por cirurgiões membros da ABO do Rio de Janeiro. Essa entidade seria o embrião da atual Faculdade de Odontologia de Valença (FOV) criada seis anos depois da qual Iório foi professor-fundador, e mais tarde seu diretor,  lecionando em três cadeiras: Escultura Dental, Dentística Operatória e Anatomia, durante quarenta e cinco anos, colaborando na formação de quarenta e uma turmas de cirurgiões dentistas. Autor de livros e artigos científicos publicados em revistas de Odontologia no Brasil e além fronteiras muito elevou o nome da Faculdade de Odontologia e de Valença.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

1 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...
avatar

Patricia Iorio em 08/03/2014 às 23:10 disse:

Muito orgulho de tudo isso!! e saudade tbem..
responder O comentário não representa a opinião do jornal! A responsabilidade é do autor da mensagem!
avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...