Perspectivas para 2014

Edição: 377 Publicado por: Sônia Villela em 31/01/2014 as 10:04

 
Leitura sugerida

Todos os anos inicia-se um processo de procurar antever o futuro e tomar as decisões de acordo com as expectativas do mercado.

O ano passado foi marcado por fatos importantes como: a visita do papa Francisco ao Brasil e a Copa das Confederações, condenação de alguns (poucos) políticos corruptos e novos escândalos de roubos do dinheiro público como os casos da máfia da Previdência e do ISS (Imposto sobre Serviços) em São Paulo, a turbulência no mercado financeiro e de capitais e o desempenho fraco na economia. Diga-se, o baixo crescimento da economia pelo terceiro ano consecutivo. Em 2011 cresceu 2,73%, em 2012 cresceu inexpressivos 0,90 e, em 2013, apenas 2,4%.

Para este ano, 2014, muitos serão os acontecimentos que intensificarão o mercado e a economia brasileira: é ano da Copa do Mundo. A segunda Copa sediada no Brasil, a primeira foi em 1950, há exatos sessenta e três anos. Na época, foram construídos estádios, dentre eles o Maracanã, que, na época, era o maior do mundo. Dentre os benefícios de ser o anfitrião estão o de dar maior visibilidade ao país, a geração de empregos, melhoria de infraestrutura, expansão do turismo e, como resultado, o aquecimento da economia.

Outro fator que tenderá a aquecer a economia é a realização de eleições gerais (presidente da Republica, senador, deputado federal e deputado estadual), seguindo a tendência das duas últimas eleições gerais, em 2006, o crescimento econômico foi de 4% e, em 2010 cresceu 7%.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...