ENEM 2014

Edição: 392 Publicado por: Redação em 15/05/2014 as 08:24

 
Leitura sugerida

Brasília - As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 começaram nesta segunda-feira, 12, e se estendem até 23 de maio. Os candidatos podem se inscrever na página do Enem na internet. O ministro Henrique Paim recomendou aos estudantes que não deixem para fazer a inscrição na última hora, durante o programa de rádio Hora da Educação, produzido pela assessoria de comunicação social do Ministério da Educação. As provas do Enem serão realizadas em 8 e 9 de novembro. A inscrição do Enem é gratuita para todos os estudantes de escolas públicas e para aqueles que se declaram carentes.

 

Febre Aftosa

Barra do Piraí - Iniciou nesta segunda-feira, dia 12, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. As primeiras doses da vacina foram distribuídas por uma equipe da Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual de Agricultura, aos produtores do Assentamento Vida Nova, no distrito de Ipiabas. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade. A expectativa é de que mais de 33 mil cabeças sejam imunizadas em Barra do Piraí, alcançando 100% de índice vacinal. O estado do Rio de Janeiro está há dezessete anos sem o registro de febre aftosa em seu rebanho. A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) nos deslocamentos de bovídeos, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade. A campanha acontece até o dia 31 deste mês. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura, pelos telefones (24) 2443-1088, 2443-1034, 2442-4027, 2443-2110, 2443-2682, 2443-3063 e 2443-1680.

 

Atendimento preferencial

Rio de Janeiro - Pessoas a partir de 60 anos terão direito a atendimento preferencial nas agências bancárias do estado. A redução da idade para obter o benefício, que hoje favorece pessoas com 65 anos ou mais, foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada nesta segunda-feira (12/05) no Diário Oficial do Poder Executivo. A lei, número 6.771/14, de autoria da deputada Claise Maria (PSD), adequa a legislação estadual ao que diz o Estatuto do Idoso. Para isso, altera a Lei 4.223/03, que trata do atendimento nas agências bancárias. A lei também prevê que o controle de atendimento seja realizado através de emissão de senhas numéricas, emitidas pela instituição bancária e devolvidas ao cliente após o devido atendimento. As agências bancárias deverão informar, ainda, que a senha numérica deve conter a data e o horário de chegada e do efetivo atendimento rubricada pelo funcionário.

 

Festival de teatro

Resende - A Prefeitura de Resende abriu na segunda-feira, dia 12, as inscrições para o XIV Festival de Teatro de Resende (FESTER), promovido anualmente pela Fundação Casa da Cultura Macedo e que acontecerá de 13 a 20 de setembro com entrada franca. As inscrições estarão abertas até 27 de junho a artistas, grupos, companhias e produções teatrais nacionais e internacionais. Serão selecionados 12 grupos, entre as categorias Infantil e Adulta, e cada um receberá prêmio de R$ 6 mil pela participação. Cada grupo poderá inscrever até dois trabalhos, podendo ser selecionado um em cada categoria (Infantil e Adulta). O material de inscrição poderá ser entregue pessoalmente ou enviado por correio para a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, nº 117, Centro, em Resende. As inscrições são gratuitas e para conferir o edital e a descrição completa da documentação necessária, basta acessar o site da Prefeitura de Resende (www.resende.rj.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fester.resende@yahoo.com.br ou pelos telefones (24) 3354-6933 e 3354-3762.

 

Donos de veículos

Rio de Janeiro - A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou no dia 7/05, em primeira discussão, o projeto de lei 1.339/2012, do deputado Flávio Bolsonaro (PP), propondo que os proprietários de veículos novos possam optar por receber o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) pelo correio ou escolher um posto de vistoria do Detran para retirá-lo. Pelo correio, o CRLV seria enviado com Aviso de Recebimento (AR) para o endereço cadastrado do automóvel. Pela emenda recebida pela Comissão de Constituição e Justiça, os Correios farão três tentativas de entrega e, se o proprietário não for encontrado, o documento voltará para o Detran. O texto também prevê que, no caso de remessa postal, o Detran deverá fornecer ao proprietário um código de rastreamento para que se possa acompanhar o envio do documento pelo site dos Correios.

 

Couvert de graça

Rio de Janeiro - O tradicional couvert servido em restaurantes poderá sair de graça em todo o estado. Este é o teor do projeto de lei 1.930/2013, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou no dia 7/05, em segunda discussão. Pelo texto votado, da deputada Graça Pereira (PRTB), bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres não poderão servir qualquer produto que não tenha sido solicitado pelo consumidor. Se o fizerem, será considerado cortesia da casa, não podendo ser cobrado. O texto segue agora para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

 

Uso do cinto

Rio de Janeiro - A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou no dia 8/05, em segunda discussão, projeto de lei do deputado Bernardo Rossi (PMDB) que obriga estacionamentos de estabelecimentos comerciais a instalarem placas educativas com os dizeres: “Use cinto de segurança, ele pode salvar sua vida”. O texto aprovado, de número 1.379-A/12, define ainda que os estabelecimentos podem ser punidos com advertências e multas de 200 a 500 Ufirs/RJ em caso de descumprimento. O projeto segue agora para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...