Local das Notas

Edição: 445 Publicado por: Redação em 28/05/2015 as 10:10

 
Leitura sugerida

Febre Aftosa

Rio de Janeiro – Desde o dia 1° de Maio o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do estado. A data marca o início da primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 31. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade. A expectativa é de que mais de 2,2 milhões de cabeças, sejam imunizadas, alcançando 100% de índice vacinal. O Estado do Rio de Janeiro está há 18 anos sem o registro de Febre Aftosa em seu rebanho.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha, lembrando que os bubalinos (búfalos) também deverão ser vacinados. “Os criadores devem estar atentos aos prazos para a imunização e declaração da vacinação junto à defesa agropecuária, pois só assim evitarão a multa e a interdição de suas propriedades”, afirmou. Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Hoje, os controles da defesa agropecuária estadual vão desde a distribuição, o estoque e a revenda de vacinas, pelas lojas licenciadas, até a vacinação assistida em propriedades consideradas de maior risco sanitário. Portanto, é fácil identificar e aplicar as penalidades previstas na legislação para os criadores que deixarem de vacinar seus rebanhos.

Após a vacinação é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br, implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária. A declaração de vacina pode ser entregue em qualquer Núcleo de Defesa Agropecuária, localizado na avenida Osiris de Paiva Sousa, 1012, Benfica. Maiores informações pelo Telefone (24) 2438-3331.

 

Bolsa Família

Valença - Bolsa família informa: as famílias que não informaram seus dados desde 2012, deverão atualizar seus cadastros comparecendo ao Cadastro Único/Bolsa Família ou CRAS do seu bairro. Dúvida procurar a sede na rua Mário Castilho, n. 89 ou pelo telefone 24- 2453 4668.

 

Economia de água

Valença - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente aderiu ao projeto “Uma hora pelo Rio Paraíba do Sul”. No dia 03 de junho, na Semana do Meio Ambiente vamos fechar todas as torneiras por uma hora das 16h às 17horas. Uma campanha Prefeitura Municipal de Valença e CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul).

 

Reprodução Bovina

Valença - Na busca por oferecer o melhor aos seus públicos, o CESVA / FAA promove o 2° Curso de Atualização em Reprodução Bovina, com o renomado e experiente professor Dr. Ademir de Moraes, pesquisador com quase 35 anos de pesquisa na Embrapa Gado de Leite e professor da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença – FMVV, há vinte anos. O curso possui carga horária de 32 horas, sendo divididas em quatro encontros mensais, aos sábados, sendo a primeira aula no dia 30 de maio, às 9 horas, no Auditório do CESVA. Informações na Extensão Universitária pelo telefone 2453-1888 / ramal 0744.

 

Conferência de Saúde

Valença - O Conselho Municipal de Saúde, através de sua presidente, Sandra Maria Garcez Fernandes (Comissão Executiva Biênio 2014/2016), convoca os delegados credenciados que participaram da VIII Conferência Municipal de Saúde de Valença em 07 de Junho de 2014, para participarem da assembleia de escolha de representantes para se habilitarem a participação na Conferência Estadual de Saúde – RJ, com data ainda a ser definida. A Assembleia Municipal será realizada no dia 01 de Junho de 2015 as 18.30 horas no auditório Raimundão, ao lado do Hospital Escola Luiz Giosseffi Jannuzzi, e serão escolhidos pelos presentes 25% de representantes do seguimento gestor/prestador; 25% do seguimento Trabalhadores da saúde e 50% do seguimento usuários. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2452 0636; pelo email cmsvalenca@gmail.com e pela página do Conselho Municipal de Saúde de Valença no Facebook.

 

Concurso para empresas

Rio de Janeiro - As empresas do setor de moda do Médio Paraíba poderão participar de um concurso com empresários e profissionais de moda para a escolha dos novos uniformes do aeroporto internacional. As inscrições estão abertas até o dia 8 de junho e o regulamento está disponível no site do Instituto Rio Moda - www.institutoriomoda.com.br . O Sebrae/RJ é parceiro da iniciativa junto ao Instituto Rio Moda e à empresa RioGaleão, que administra o aeroporto Tom Jobim, para a realização deste concurso que prevê ainda a produção destas roupas profissionais com as Confecções participantes do grupo atendido pelo Sebrae/RJ na região.

O vencedor do concurso também ganhará uma vaga na missão internacional que o Sebrae/RJ organiza para a Itália, em setembro. Coordenado pelo Instituto Rio Moda, o processo seletivo para a confecção dos novos uniformes para o RioGaleão incentiva a criatividade e privilegia a competência em design de moda para profissionais de todo o Brasil. Outras informações podem ser obtidas no Sebrae em Volta Redonda – Avenida Paulo de Frontin 463, no Aterrado, pelos telefones 0800 570 0800/ (24) 3346-4323 / 3347-5845 ou ainda pelo email : contatovoltaredonda@sebraerj.com.br.

 

Vestibular Cederj

Rio de Janeiro - Foi prorrogado, até o próximo domingo (31/05) o prazo de inscrições para o Vestibular Cederj 2015/2. É mais uma oportunidade de estudar em uma das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Nesta edição são oferecidas 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Consórcio Cederj, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). São elas: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO. O estudante recebe todo material didático, na forma online e impressa, e é avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários pré-determinados.

Para concorrer a uma das vagas o interessado deve fazer o Vestibular Cederj. A inscrição será feita apenas pela internet, no site da Fundação Cecierj (www.cederj.edu.br/vestibular), até o dia 31 de maio. O valor da taxa é R$ 65,00 e no ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova do Vestibular Cederj acontecerá no dia 20 de junho e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2015. Os candidatos têm a opção de escolher entre: Bacharel em Administração (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400); Licenciaturas: Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285). Além de Tecnólogo em Gestão de Turismo (250), Sistemas de Computação (529) e Segurança Pública (950).

As vagas para Tecnologia em Segurança Pública são destinadas somente a profissionais da ativa da Segurança Pública. Destas, 80% para Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas, Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros estados da federação. O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, o Cederj possui mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância.

Os 32 polos regionais funcionam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flôres, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...