Queijos e vinhos “I”

Edição: 455 Publicado por: Sergio Tabet em 06/08/2015 as 11:24

 
Leitura sugerida

É difícil de acreditar, mas como um único ingrediente - o leite - possa ser transformado em tantas variedades diferentes de queijos. Só na França são mais de mil variedades, mas não me canso de encontrar um novo tipo e experimentar. Para este tema, resolvi fazer por partes para simplificar, e seguem alguns tipos de queijos. A escolha é sua.

Brie - casca branca aveludada, interior macio, textura delicada e cremosidade inigualável. Pode ser um vinho branco Chardonnay, para brie jovem e tinto Shiraz para brie mais curtido. A uva Cabernet Sauvignon pode agradar aos dois tipos.

Camembert - casca branca aveludada com massa de textura macia. Sabor delicado com leve toque de avelãs. Pede um vinho branco Chardonnay, se o queijo for mais fresco e tinto da uva Shiraz, se o queijo for mais curtido.

Maasdam - textura macia, com furos pela massa, sabor levemente amanteigado e adocicado. Os tintos da uva Malbec ou Merlot são uma boa pedida.

Provolone - sabor e aroma levemente picantes e defumados , e dependendo da cura variam de textura. Para este queijo que tal um tinto de uva Syrah, Pinot Noir ou San Giovese?

Gouda - textura amanteigada de sabor frutado que se acentua com o passar do tempo. Será bom para acompanhar um vinho tinto Malbec ou Carbenet Sauvignon.

Gorgonzola- salgado de casca fina e veias azuladas, sabor picante e aroma acentuado. Feito de leite de vaca. Sugiro com este queijo um vinho branco doce, Porto, ou Tokay.

Roquefort- massa de leite de ovelha com traços azuis, textura cremosa e sabor mais ou menos picante dependendo do grau de maturação. É bom para acompanhar um vinho branco do tipo Late Harvest ou vinho de sobremesa Sauternes.

Reino - embalado em latas que conservam seu sabor, é levemente picante, tem textura firme e casca vermelha. Que tal um vinho tinto encorpado de uva Tannat ou um Carménère?

Gruyère - sabor levemente adocicado de textura macia. O vinho pode ser um tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec.

Emmental - casca dura de sabor adocicado, com furos grandes e levemente picante. Gosto muito com um tinto de uva Merlot, Carbernet Sauvignon ou Pinot Noir.

“Deus criou a água, mas o homem fez o Vinho” (Victor Hugo)

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...