Crise da Água

Edição: 468 Publicado por: Samir Resende em 05/11/2015 as 07:23

 
Leitura sugerida

Estudos da National Geografic Internacional mostram que apenas 10% do consumo mundial de água doce vem do uso doméstico. 70% vem do agronegócio e 20% da indústria. Devemos economizar água sim, mas, a tia que lava a calçada não é minha inimiga.

O sistema de captação de água da Valença é o mesmo desde “mil novecentos e Irmã Albina”. Quanto de dinheiro público empresas concessionárias já levaram desde lá? Quanto a população de Valença aumentou no período, e consequentemente aumentou arrecadação? (...) Qualquer semi-letrado que leu a entrevista com o biólogo e ex-secretário de ambiente, Ciro Guimarães, no Jornal Local de umas semanas atrás viu que existem alternativas baratas, como a construção de barragem na ponte do Prado, para reter e decantar a água, e outras mais caras, como tratar o esgoto que é despejado in natura nos rios de Valença e do país, isso em pleno século XXI (Gol da Alemanha!)

Praticamente toda água que a tia gasta lavando a calçada volta para a rede pluvial. E como a especialidade da CEDAE é captar esgoto e nos devolver em forma de água, não sei o porquê de tanto apelo - e até campanha de denúncia - contra a pobre tiazinha responsável por menos de 10% do “estrago”.

De quem é a culpa pela crise da água? Do povo e de São Pedro, é claro. A tia que lava a calçada não é a minha inimiga. A quem interessa a guerra de povo contra povo?

Oposição de Ocasião

Sou oposição ao governo Dilma/Lula há muitos anos. Não aquela oposição debiloide que acha que “bolsa família gera vagabundo”. Sou oposição porque a política econômica do governo do PT é a mesma do PSDB.

Agora, uma coisa este governo fez diferente: nunca a Justiça e o Ministério Público Federal tiveram tanta liberdade para investigar, prender e condenar bandidos de colarinho branco, inclusive do próprio PT. Sou do tempo em que o diretor da Polícia Federal era filiado ao partido do governo (PSDB). Vê se pode isso?

Ainda é pouco provável que corruptos sejam presos no Brasil, pois, a maioria dos casos é de responsabilidade dos órgãos da justiça estadual, notória em servir aos interesses dos governadores, como a do Rio de Janeiro, mais preocupada em punir quem doou vinte reais pra partidos pequenos do que inibir a corrupção eleitoral do financiamento empresarial. Ah! E o governo estadual é um dos principais aliados de Dilma. Bem feito pra ela essa rejeição toda!

Espero mesmo um dia passar esta onda emocional terrorista que a mídia e a direita fazem, e que novos ventos tragam um pouco mais de racionalidade ao debate político nacional, que é muito mais do que uma guerrinha de torcida. A estrada vai além do que se vê.

Quem tem Cunha tem medo!

Será que teve dinheiro suíço na eleição de Valença? Eduardo Cunha, o nefasto, quando esteve em Valença foi tratado como rei. Com apenas uma entrevista na rádio da cidade levou quase dois mil votos valencianos.

Será que Cunha vai continuar negando que tem contas na Suíça, apesar de todas as provas? A assinatura e as cópias do passaporte que a justiça suíça enviou ao Brasil são de quem, deputado? As bancadas majoritárias vão continuar aceitando que esse sujeito seja o terceiro na linha de sucessão da Presidência da República?

Gilberto Monteiro

Excelente artigo do Professor Gilberto Monteiro na edição 465. O necessário e interjeitoso “E você, onde está?”

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...