A importância das artes na infância

Edição: 329 Publicado por: CATAVENTO - Rafael Motta em 21/02/2013 as 11:30

 
Leitura sugerida

As artes estão presentes no cotidiano do ser humano desde os primórdios da civilização. Elas sempre foram de suma importância para vários momentos de socialização, registro e aprendizado. A arte primitiva usada para retratar o cotidiano de certas tribos foi tomando moldes juntamente ao desenvolvimento da humanidade, fazendo a transição da arte feita para o coletivo, para uma arte mais individualizada, de auto expressão, externalizando sentimentos de um indivíduo ou nicho social. Assim, a arte se tornou objeto de estudo continuando em plena transformação, seguindo o fluxo das múltiplas sociedades existentes, retratando as nossas vidas e nossos sentimentos.

Além de toda a relevância histórica e humana, pesquisas comprovam que o convívio e o aprendizado da arte podem trazer vários benefícios para a formação pessoal principalmente se for desenvolvida desde a infância.

O autoconhecimento

O convívio com as artes ajudam as crianças a transformar a realidade e buscar a formação de uma identidade própria. O contato com diversos estilos e sua compreensão auxilia no desenvolvimento de um senso crítico e um respeito com relação às formas diferentes de expressão. É necessário compreender para que os preconceitos sejam descartados. O surgimento desta forma de pensar, mais ampla e respeitosa, auxilia na formação de uma pessoa mais aberta e compreensiva, sendo primordial na construção de um conceito mais abrangente em relação à sociedade e seu próprio meio, acarretando no surgimento de indivíduos mais autoconfiantes e criadores de suas próprias artes. Veremos a seguir, melhorias mais específicas trabalhadas no aprendizado da dança, teatro, pintura e música.

Dança

A dança auxilia a criança a conhecer o corpo e também a se expressar através do movimento. Há um forte trabalho pautado na coordenação motora, criatividade, concentração e respiração, entre tantos outros. Os diversos estilos de dança ajudam no contato com diversas culturas, ajuda na socialização e reforça o trabalho em conjunto quando são feitos duetos e outras formações.

Teatro

Um grande agente na transformação social sendo capaz de expor situações, ideias e angústias de nosso cotidiano, que muitas vezes não seriam tratados. Desta forma, a criança se torna mais crítica de sua realidade e capaz de buscar a sua própria forma de representação. O teatro também pode auxiliar no aprendizado de histórias e acontecimentos, e na alfabetização. Auxilia na relação entre as pessoas, na compreensão dos sentimentos, no desenvolvimento da consciência corporal, no controle da respiração, na concentração, na memória e na criatividade, entre outros.

Pintura

Através de diferentes olhares, somos capazes de observar diferentes realidades. Um mesmo objeto será retratado de diferentes formas por diferentes pintores. A pintura auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na concentração, no senso crítico, na observação de nosso entorno. Pintando, a criança retrata sua maneira de ver a realidade e desenvolve seu autoconhecimento.

Música

Através das sonoridades, a criança torna-se capaz de expressar seus sentimentos aprendendo a trabalhar sua individualidade, respeitando as diferentes formas de expressão presentes nos outros alunos. O trabalho com diversos estilos musicais ampliam o conhecimento cultural da criança e expandem sua capacidade criativa.

O que você achou desta coluna? Deixe sua opinião em nossa página: facebook.com/cataventocem ou no site do Jornal Local.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...