Fazendo a diferença

Edição: 548 Publicado por: Marilda Vivas em 31/05/2017 as 10:00

 
Leitura sugerida

No dia 25/5, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDIM-Valença) realizou palestra na E.E. Padre Sebastião com informações importantes em temas que asseguram os direitos da mulher na sociedade - diria mesmo até do seu direito de existir na sociedade. Como se diz: luta por seus direitos quem os reconhece. O encontro, viabilizado pelo professor Vagner Gomes, contou com o apoio da direção (professora Muria) e com a participação das conselheiras Alessandra Costa, Bárbara Marques, Ingrid da Costa, Fernanda Monteiro e Pamela.

Dada a relevância social deste Conselho (direitos da mulher), iniciativas como essa possibilitam trocar experiências, compartilhar conhecimentos, discutir, planejar e consolidar parcerias voltadas à execução de políticas públicas para as mulheres em todo o município. Daí a importância desse encontro. Abrir frentes de diálogo com os diferentes setores sociais, embora não seja tarefa fácil para nenhum conselho, é precioso.   

 

Pincelando os conselhos

Os conselhos municipais são formados por representantes da prefeitura e da sociedade civil e atuam de acordo com a realidade local e com a sua especificação. Além de contribuírem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões, cabe ao Conselho a defesa dos direitos dos cidadãos.

Alguns conselhos possuem caráter fiscalizador, deliberativo, consultivo, normativo e propositivo.

Fiscalizador: além da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas, alguns conselhos podem e devem fiscalizar as contas públicas e emitir parecer conclusivo;  primordial para que os recursos públicos sejam aplicados com transparência e responsabilidade.

Deliberativo: compete o caráter decisório sobre as suas funções;

Consultivo: tem a responsabilidades de julgar determinado assunto que lhe é apresentado;

Normativo: reinterpreta as normas vigentes como também as cria;

Propositivo: propõe ações ao Poder Executivo.

Existem conselhos cuja existência é obrigatória por legislação federal  (saúde; educação; idoso, criança e adolescente etc.) e também aqueles que dependem de juízo de conveniência dos municípios (cultura, turismo, arborização urbana, desporto etc.).

 

O grande vazio

Em Valença ainda não temos criado uma coordenadoria específica para dar apoio e fazer, sobretudo, a articulação entre aos conselhos municipais, sendo essa uma reivindicação antiga de todos. Dito de outra forma: a criação de uma coordenadoria dos conselhos municipais é essencial para que possamos ser mais eficazes no que diz respeito à efetividade das políticas públicas considerando principalmente a necessidade de otimização dos recursos públicos, dadas as limitações orçamentárias. Uma vez criada a coordenadoria fica mais fácil criar uma cultura política que se oriente a partir de alguns conceitos de gestão, como o trabalho em rede e a transversalidade das políticas públicas, conforme apontam alguns estudos.  

-.-.-

Atualizando Júpiter

Desde que começou a orbitar o planeta Júpiter, em julho de 2016 (cinco anos após seu lançamento), a sonda espacial Juno tem deitado por terra várias ideias até então concebidas. Dados recentemente fornecidos pela equipe que monitora a Juno dão destaques às seguintes novas descobertas: Júpiter é onze vezes maior que a Terra e trezentas vezes mais pesado; são necessários doze anos terrestres para que Júpiter consiga fazer uma volta no Sol; um dia por lá tem dez horas de duração; em sua composição, ele lembra uma estrela; é formado basicamente de hidrogênio e hélio; sob pressão, o hidrogênio se torna um fluido que conduz eletricidade; o hidrogênio metálico é provavelmente uma fonte de campo magnético; a maioria da superfície das nuvens contém amônia e sulfureto de hidrogênio; as listras de Júpiter são criadas por ventos fortes de origem leste e oeste; a Grande Mancha Vermelha de Júpiter é um gigantesco vórtice de tempestade duas vezes maior que a Terra, a ser investigado numa próxima etapa de aproximação da sonda Juno.

Uma das principais missões de Juno é descobrir se o gigante gasoso tem um núcleo sólido, o que tem grandes implicações para o nosso entendimento sobre a vizinhança. Por ter sido o primeiro planeta criado no Sistema Solar, essa informação pode ajudar a determinar como sistemas solares no geral são formados (via El País - Ciência).

A propósito, e por alto, Juno, na mitologia romana, é esposa de Júpiter.

 

Senhora Liberdade

Mal acabara de lançar a turnê mundial de “A mulher do fim do mundo”, Elza Soares ouviu de um fã a sugestão de que evitasse falar de política nas apresentações internacionais. Sem pestanejar, a “indomável” mandou ver:  “Acho que não ouviram o disco. Honey, o show é meu”, esclareceu, e completou. “Vou continuar falando do racismo, da homofobia, da fome, da miséria, da falta de água…”.

Sucesso de crítica por abordar temas como a desigualdade social, a violência contra a mulher, o racismo e a homofobia em suas letras, “A mulher do fim do mundo” ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira em 2016, e entrou na lista dos dez melhores álbuns do “The New York Times”. (Via Jornal Extra).

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...