Festa: São Jorge

Edição: 334 Publicado por: Aline Pinna em 28/03/2013 as 14:47

 
Leitura sugerida

Por motivo de saúde pública, a Prefeitura Municipal de Valença, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Agricultura, Pesca, Pecuária e Meio Ambiente, de conformidade com a Associação Tenda Espírita Nossa Senhora Aparecida, organizadora da Festa de São Jorge de Valença, solicita a compreensão de todos os cavaleiros e amazonas devotos de São Jorge  e Nossa Senhora Aparecida para que, durante as festividades, não transitem a cavalo pela cidade, nem no momento da carreata, já que a região está acometida com casos isolados da doença do Mormo. Mais informações com a comissão organizadora pelos telefones (24) 2452-6925 ou 9257-6673. Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Valença.

 

Conselho de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde convoca para reunião ordinária na terça-feira, dia 02 de abril, no Auditório da Santa Casa, a partir das 18h30min. Na pauta apresentação da proposta da consolidação do Comitê de Combate a Dengue e possível visita do CES-RJ.

 

Orquestra show

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida os jovens de ambos os sexos, a partir de 18 anos, que tenham interesse em participar do curso prático de percussão, cujo objetivo é a criação de Orquestra Show, a comparecerem munidos de documentos, no próximo dia 8, no auditório da Santa Casa, no horário de 10h e 15h. As inscrições são gratuitas. Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Valença.

 

Workshop

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida os jovens de ambos os sexos, a partir de 18 anos, que tenham interesse em participar do Workshop para Seleção de Elenco, cujo intuito é a montagem de espetáculos teatrais, a comparecerem munidos de documentos, no próximo dia 9, no auditório da Santa Casa, às 15h. As inscrições são gratuitas. Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Valença.

 

Sepe

A data base da Educação municipal é 1° de maio. Vai começar a campanha salarial no dia 1° de abril com assembleia às 17h30, no Sepe, situado na rua Doutor Figueiredo, número 162, Centro. Fonte: Sepe/Valença.

 

Santa Edwiges

No domingo, dia 7 de abril, a Comunidade Ambiental de Santa Edwiges promove almoço beneficente na casa da Tia Dora, no Cambota. O evento é a partir das 12 horas e o cardápio é a sempre atraente feijoada mineira.

 

Álvaro visita distrito

Desde o início do governo, o prefeito Álvaro Cabral tem feito série de visitas a bairros, distritos e comunidades no interior do município, oportunidade em que estão sendo propostas várias ações das diversas secretarias municipais. Na quinta-feira (21), o prefeito Álvaro Cabral, acompanhado pelo secretário de Obras, Paulo César, foi até o distrito de Conservatória, que brevemente passará por especial revitalização. Aproveitando o contato com a comunidade, o prefeito visitou as praças, andou por suas ruas e considerou muito importante as visitas aos distritos, que assim como a sede do município, merecem todo o apoio da administração municipal. Outros distritos já estão na agenda do prefeito para os próximos dias. Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Valença.

 

Cursos gratuitos

Estão abertas na região as inscrições para cursos de graça do  Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas são disponibilizadas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como, por exemplo, o Senai e o Senac. Cada unidade de ensino tem inscrições e critérios próprios para seleção de participantes. Os cursos em cada unidade estão disponíveis no site www.pronatec.mec.gov.br. Fonte: Assessoria de Comunicação.

 

Concórdia em funcionamento

O Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia recebeu, no dia 9, a visita do Grupo da 3ª Idade dos Amigos de Barra do Piraí (Grupo ADI). Os visitantes além de apreciarem a natureza abundante do local puderam ainda participar de piqueniques, apresentações de teatro e exposição do artesanato local feita pela artesã Rita do Mutirão da Conquista. Participaram do encontro Pedro Paulo Ávila, assistente de gabinete; Geraldo Marcelino, relações públicas do município; Elastre Lima, gestor do parque e os seguranças GM Monteiro e inspetor Rodrigo. O projeto faz parte da reativação do parque sob a direção do município, o mesmo estará aberto para visitação e camping todos os dias. Amanhã (29), acontecerá o passeio ciclístico com saída às 8h em frente à loja, na avenida Nilo Peçanha nº 578 - em direção ao parque. Para agendar o uso do abrigo deve-se buscar informações, através dos telefones (24) 9232-8100 e (24) 9235-5599. Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Valença.

 

Prevenção a quedas

O Centro do Idoso de Barra Mansa começou, na última semana, a campanha de prevenção de quedas entre os idosos. Todos os pacientes atendidos na unidade estão recebendo cartilha com dicas para evitar tombos e fraturas. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o dia 18 de março deste ano, 46 idosos foram internados em hospitais da cidade por causa de quedas. Em aproximadamente 85 por cento dos casos, os tombos aconteceram na própria residência do idoso. De acordo com Efigênia Maria Alves, enfermeira do Centro do Idoso, a maioria das quedas entre a terceira idade é provocada pela fratura dos ossos, principalmente do fêmur.

A expectativa da equipe do Centro do Idoso é distribuir aproximadamente cinco mil cartilhas. O material contém dicas simples, como evitar o uso de tapetes de tecido ou retalhos, não encerar o chão com produtos escorregadios e instalar corrimão no box do banheiro, por exemplo. O Centro do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O endereço é rua Abdo Felipe, 22, Ano Bom. Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Prefeitura de Barra Mansa

 

Pesquisa sobre a Cultura no RJ

A Câmara Setorial de Economia Criativa realiza no próximo dia 1º de abril, às 10h, na sala 311 do Palácio Tiradentes a apresentação da metodologia de pesquisa para a criação do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A apresentação será feita pelo professor do departamento de Geografia da Uerj, Glacio Marafon, e sua equipe, responsáveis pelo levantamento.

A proposta dos pesquisadores é criar um mapa que apresente as principais manifestações culturais dos 92 municípios do Rio de Janeiro e que possa servir como base para a criação de políticas públicas para o seu fomento. Ele parte das informações já levantadas pela Secretaria de Estado de Cultura que estão disponíveis no site (http://mapadecultura.rj.gov.br) além de levantamento realizado em campo pela equipe. “Com a realização deste mapa, a Câmara setorial dá prosseguimento ao objetivo estabelecido lá no início de seu trabalho em 2010 de trabalhar em conteúdos que possam servir como inspiração para que gestores e o poder público possam tomar as melhores decisões”, explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, lembrando que já foram produzidos e lançados pelo Fórum os Cadernos de Turismo e de Esportes no estado do Rio, sempre em parceria com a UERJ.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...