Monte Scylene

Edição: 565 Publicado por: Gustavo Abruzzini em 27/09/2017 as 08:45

 
Leitura sugerida

Com a extinção em definitivo da Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos, em Barão de Juparanã, restou abandonado o majestoso solar da antiga Fazenda Monte Scylene. O casarão que já teria pertencido ao Barão de Juparanã, ao Duque de Caxias, à princesa Isabel e que, a partir de 1886, funcionou como asilo de órfãos, patronato de menores e, por fim, clínica, está em bom estado, porém em sério risco.

 

Visita

Na tentativa de dar nova destinação, que salvaguarde o precioso imóvel, antes que o tempo se incuba de deteriorá-lo, promoveu-se, na sexta-feira, dia 22 de setembro, uma visita importante. Ciceroneado por representantes da comunidade juparanaense, gestores do Parque Estadual, do Inea, da Prefeitura e do ex-prefeito Luiz Antônio Correa, o prédio foi apresentado ao presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), doutor José Rogério Moura de Almeida Filho e a seus colaboradores do Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), que se mostraram dispostos a estudar possibilidades de a instituição incluir o casarão em seus planos.

 

Arranjo

Chegou a nossos ouvidos que há uma manobra para dar jeito nas obras inacabadas do Hospital Geral José Fonseca. Segundo fiquei sabendo, o acerto passaria pelo Meio Ambiente estadual e pela Câmara Municipal que garantiriam os recursos para o término de dois andares.

 

Maternidade

Feita a recuperação dos dois andares, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde assumiria a administração de uma maternidade. Diga-se de passagem, quando idealizou aquele prédio o filantropo José Fonseca pretendia que aquele espaço fosse totalmente voltado a uma maternidade. Chego a crer que ele está mexendo os pauzinhos lá da eternidade. Santa articulação.

 

Valha-nos Deus

Está aberta a temporada de banho com olhos ardendo e muita tosse para os alérgicos. Um oferecimento: Cedae, empresa modelo do PMDB do Cunha, do Cabral e do Picciani.

 

Tombada

Alguém anunciou que a seresta de Conservatória será tombada como bem imaterial, pelo patrimônio estadual.

 

Bacana

E o Parque Estadual da Serra da Concórdia, apesar das energias despendidas recentemente no combate as queimadas, está a todo vapor para implementação de eventos bacanas. Além de caminhadas e passeios ciclísticos por suas trilhas, em breve sediará evento de observação de pássaros que atrai muita gente bem equipada de binóculos e poderosas lentes. À frente dos trabalhos, o incansável e alto-astral Humberto Piauí.

 

Enquete

Fechamos mais uma divertida enquete no site do Jornal Local (www.local.jor.br). Desta vez, perguntamos na opinião dos internautas quem seria a maior vergonha do país. Após 202 votos, venceu disparado com 45% o ex-presidente Lula. Em seguida, não muito longe, o presidente Michel Temer, com 24% das opções, e o ex-governador Sérgio Cabral, com 23%. Na rabeira da enquete, Aécio Neves ficou com 6% e Eduardo Cunha com 2%.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...