Adjori

Edição: 569 Publicado por: Gustavo Abruzzini em 25/10/2017 as 08:28

 
Leitura sugerida

Este colunista que vos fala esteve, na condição de editor desta folha, no XVI Congresso da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori/RJ), de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, a instituição foi prestigiada pela presença do conselheiro substituto, em exercício e atual ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Rodrigo Melo do Nascimento.

 

Tá ilegal

Numa das pautas, a instituição prepara-se para lutar contra o que reputa de ilegalidade perpetrada pela maioria das prefeituras, a das publicações dos atos oficiais. Segundo congressistas, os subterfúgios de publicação em diários e boletins eletrônicos, confrontam-se com os preceitos constitucionais de publicidade que preconizam expressamente a publicação nos jornais impressos.

 

Valença

Alguns colégios da cidade organizaram eventos comemorativos pelo aniversário da elevação à condição de cidade de Valença, ocorrido em 29 de setembro. Na semana de 25 a 28 de setembro, o Colégio Estadual Coronel Benjamin Guimarães organizou a exposição “Valença através das artes”, procurando mostrar como a cidade foi retratada pelas diferentes manifestações artísticas. Já na semana de 16 a 20 de outubro, ocorreu no CEJA Osvaldo da Cunha Fonseca a terceira edição do projeto “Você conhece a sua cidade?”, com o tema “Povos que formaram Valença”. Na ocasião, ocorreram diversas atividades como exposição com peças representativas de diferentes povos, apresentações artísticas e palestra. Parabéns a todos os envolvidos.

 

Melhores destinos

Valença, Rio das Flores e Vassouras ficaram entre os 21 melhores destinos para turismo rural. A escolha foi feita pelo site da agência de viagens Expedia. Levou em conta os encantos de cada lugar, bem como os comentários satisfatórios feitos pelos turistas e moradores na publicação eletrônica.

 

Vagões

A parceria entre a Uvafer e a Prefeitura de Valença tem atuado na revitalização dos canteiros Nestor Andrade Ribeiro e Henrique Figueira da Praça dos Ferroviários, ao lado da Rodoviária Princesa da Serra, onde serão instalados os vagões aqui fabricados há mais cinquenta anos.

 

De responsabilidade

Circulou nas redes sociais, no final de semana, o link da página do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que noticia a denúncia da Primeira Promotoria de Justiça Criminal de Valença frente ao ex-prefeito Antônio Fábio Vieira, por crime de responsabilidade e dispensa irregular de licitação.

 

Vip

A dispensa irregular de licitação diz respeito à contratação fracionada dos serviços da empresa DDF Vip Veículos Ltda de Alexandre Figueira, também denunciado por ter se beneficiado da dispensa ilegal.

 

Peculato

Já o crime de responsabilidade imputado ao ex-prefeito, diz respeito ao contrato firmado há dez anos atrás (2007), pelo município com a OSCIP – Instituto Sorrindo Para a Vida. O MPRJ constatou que a OSCIP servia apenas como intermediária para a contratação direta de pessoal para cargos da administração municipal. Os valores ultrapassam os R$ 4 milhões e o responsável pela Sorrindo Pela Vida, Flávio Gennari, foi denunciado pelo crime de peculato.

 

Reparação

Além da condenação dos denunciados pelos crimes cometidos, o MPRJ requer ao juízo a fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados por eles ao Município de Valença.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...