FUSEx

Edição: 336 Publicado por: Redação em 11/04/2013 as 13:49

 
Leitura sugerida

O Comando do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve – “Esquadrão Tenente Amaro”, informa que em virtude da ausência do médico perito desta organização militar, por estar apoiando o exercício de adestramento dos soldados incorporados no corrente ano, foi suspenso o atendimento aos usuários do FUSEx nos dias 9 e 11 de abril do corrente. O atendimento será realizado amanhã (12), das 14h às 16h. Fonte: 1º Esquadrão de Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro.

 

Capela N. Sra. das Mercês

A Associação Balbina Fonseca informa que serão celebradas missas todas as segundas-feiras, na capela de Nossa Senhora das Mercês, às 16h30. A iniciativa terá início a partir de segunda-feira (15). A capela se situa na rua Dom André Arcoverde. Fonte: Associação Balbina Fonseca.

 

Sepe

Na próxima terça-feira (16), a partir das 17h30, os profissionais da Educação Municipal se reunirão para assembleia. A pauta é a Campanha Salarial da categoria que tem data-base em 1º de maio. Todos os profissionais estão convocados a fazer parte desta reunião. O encontro acontecerá na sede do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), na rua Doutor Figueiredo, 162, centro. Fonte: Sepe-Valença.

 

SindValença

Hoje (11), a partir das 17h, será realizada a assembleia de fundação do SindValença, no pavilhão da Igreja do Monte D’Ouro. Trata-se de novo sindicato, com propostas e propósito de fortalecer a maior classe de trabalhadores da cidade de Valença. Fonte: Comissão organizadora.

 

Conferência

A Prefeitura Municipal de Rio das Flores realizará, nos dias 17 e 18 de abril, a Conferência Municipal de Meio Ambiente. Na quarta-feira (17), às 14h, haverá a oficina para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico ministrada por representantes da empresa Vallenge. Local: quadra do centro. Na quinta-feira (18), a abertura será às 13h; 13h30, será a palestra sobre Agenda 21 com Anderson Martins Dutra, secretário Municipal de Meio Ambiente; às 14h30, haverá debate sobre o Conselho Municipal de Meio Ambiente e eleição; às 15h30, intervalo; às 16h, palestra sobre Coleta Seletiva Solidária com Tonya Menezes Ferraz, mestre em Ciência Ambiental, pós graduada pela UFF; e, às 17h, premiação do 1º Concurso Fotográfico Municipal sobre Meio Ambiente e lançamento de Exposição Fotográfica. Local: Auditório do Centro Cultural Antônio Pacheco Leão. Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio das Flores.

 

Guardas Municipais

Teve início no dia 1º/04, o curso de Capacitação dos Guardas Municipais em Policiamento Comunitário e Promoção da Cidadania. As aulas acontecem de segunda a sexta, no auditório da Santa Casa, das 8h às 17h, com término previsto para 12/04. A iniciativa faz parte do Convenio Nº. 763050 de dezembro de 2011, firmado entre CISEGCI – Consórcio Intermunicipal de Segurança Com Cidadania Do Médio Vale Paraíba Fluminense e Ministério da Justiça, cujo objetivo é a implantação do Programa Regional de Segurança Pública. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Marco Aurélio, Valença não estava inscrita no consórcio e foi necessário empenho e determinação nos diálogos para que o município pudesse participar. Fonte: AssCom./Prefeitura de Valença.

 

Combate a dengue I

A Secretaria de Educação envolveu, do dia 01 ao dia 05, várias escolas do município no Plano Municipal de Combate a Dengue (PMCD). O projeto que visa, além de outras mobilizações, a participação direta dos estudantes, aconteceu em cinco escolas da rede. Com palestras, atividades lúdicas e falas de conscientização, contou com a participação de agentes de endemias, biólogos e enfermeiros. As comunidades atendidas foram, no São José das Palmeiras e Jardim Valença, Escola Municipal Eduardo Leite Pinto; Carambita, Creche Municipal Maria Margarida C. Macedo; Osório e Bairro de Fátima, CIEP M. Luciano Gomes Ribeiro e Escola M. Tancredo Neves; Centro, Colégio Estadual José Fonseca. No dia 04, o evento recebeu a bióloga, da Universidade Severino Sombra, professora Dra. Marise Maleck, que apresentou para as escolas o Projeto Antidengue “O Mosquito Dengoso”. Na ocasião foi trabalhado de forma simultânea: teatro, música, dobraduras, livretos informativos, desenhos e observações de microscópios. O “Mosquito Dengoso”, projeto apresentado pela Dra. Marise foi criado em 2010 pela mesma em conjunto com seus alunos da USS. Fonte: AssCom./Prefeitura de Valença.

 

Combate a Dengue II

Desde o início do ano Valença vem enfrentando uma batalha no combate à dengue. Até o momento várias ações já foram trabalhadas, dentre elas, mutirão para limpeza urbana, distribuição de telas para caixas d’água, eliminação de criadouros, notificações de imóveis, etc. De acordo com o setor de Epidemiologia, há muita recusa em receber os agentes e muitos imóveis fechados, o que dificulta o trabalho. No dia 01/04, foi iniciado um novo plano de atuação, com o objetivo de ajustar e intensificar as propostas anteriores, acrescentando ações articuladas pelas secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Serviço Público. É parte essencial do projeto a mobilização dos formadores de opinião como professores da rede pública e privada, líderes religiosos, presidentes de associações, e instituições dentro do município.

Faz parte da programação, o “Centro de Atendimento a Dengue”, que funciona de 07:00h às19:00h, no Hospital Geral, garantindo a qualidade ao cuidado com o paciente com Dengue. Lembrando que o Pronto Socorro da prefeitura, em funcionamento no Hospital Escola ,também, acolhe os casos de dengue. Mais informações sobre o PMCD, na Assessoria de Comunicação, pelo telefone: (24) 2452-5075 e/ou pmv.asscom@gmail.com. Fonte: AssCom./Prefeitura de Valença.

 

Projovem Adolescente

O Programa Projovem Adolescente realizou a semana de capacitação de 1 a 5 de abril, na sede PJA, para equipe Projovem 2013, tendo como palestrantes: CREAS - Juliana, CMAS - Ivanita, CMDCA - Max Andrey, Conselho Tutelar - Adeline e CRAS - Christiene e Tatiana, visando o preparo para a prática na rede de assistência social e o início das atividades. As aulas inaugurais com os jovens e seus responsáveis nos coletivos estão ocorrendo às 19h, segundo o seguinte cronograma: Dia 08/04 - segunda-feira: Juparanã no CRAS e Centro no auditório da Santa Casa; Dia 09/04-terça-feira: Cambota no CRAS e Varginha no CRAS; Dia 10/04-quarta-feira: Jardim Valença no pavilhão da igreja; Dia 11/04 – quinta-feira: João Bonito na Escola M. Marieta Lopes Ielpo e Monte D’ouro no pavilhão da igreja; e Dia 12/04-sexta-feira: Biquinha no Curumim. Fonte: AssCom./Prefeitura de Valença.

 

Cursos gratuitos

Estão abertas, na região, inscrições para cursos gratuitos do  Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas são disponibilizadas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como, por exemplo, o Senai e o Senac. Cada unidade de ensino tem inscrições e critérios próprios para seleção de participantes. Os cursos em cada unidade estão disponíveis no site www.pronatec.mec.gov.br. Fonte: Assessoria de Comunicação.

 

Diversificar

Diversificar a produção do município é o principal foco da prefeitura de Valença no setor rural. A informação foi passada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Ciro Guimarães durante encontro com o Secretário de Agricultura do Estado, deputado estadual Christino Áureo, na terça-feira (8/04), no Rio de Janeiro. “Valença é o segundo maior município do Estado em extensão territorial. Queremos organizar a cadeia produtiva e melhorar a nossa produção com sustentabilidade. Por isso, o prefeito Álvaro Cabral solicitou que viéssemos conversar com o secretário Christino Áureo, que possui grande expertise em políticas públicas, para nos ajudar a diversificar a produção. Hoje a principal atividade agrícola de Valença é a pecuária leiteira e pretendemos incentivar outros caminhos além do leite” – afirmou Ciro.

Na ocasião, Christino Áureo mostrou diversos caminhos possíveis para o município incrementar o setor agropecuário. Programas como o Prosperar, que incentiva as agroindústrias familiares, Rio Genética, Rio Leite, Estradas da Produção e outros já implantados em Valença serão ampliados através da parceria entre estado e município. A produção agropecuária ocupa o terceiro lugar no PIB municipal e o prefeito espera nesse mandato dar uma grande guinada no cenário rural de Valença. O encontro contou ainda com a presença do presidente do Sindicato Rural de Valença, Waldir Moraes e do gerente ambiental da prefeitura, Fabrício Vasconcelos. Fonte: Assessoria Sec. Estado Agricultura.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...