Feriados

Edição: 315 Publicado por: Jornal Local em 16/11/2012 as 14:15

 
Leitura sugerida

Por causa do feriado de hoje (15), somente estarão em funcionamento os supermercados, mercados, armazéns e farmácias até às 14h. Já no feriado do dia 20, as lojas funcionarão até às 18h; os supermercados, mercados e armazéns, até às 14h; e as farmácias, até às 22h. A Prefeitura de Valença e de Rio das Flores não vão trabalhar nesta semana, tendo o seu retorno na próxima quarta-feira (21) em seu horário normal.

Febre Aftosa

Nesse mês, ocorrerá a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta etapa, a vacinação somente será para os bovinos e bubalinos, de até 24 meses, não sendo para todas as idades, como acontecia antes. Na declaração de vacinação, é necessário informar todo o rebanho existente no campo “existente” e os animais vacinados (até 24 meses) no campo “vacinados”.

Previsão do Tempo

A tendência para essa semana é de chuvas, principalmente, na parte da noite, com temperatura média mínima de 17º e média máxima de 27º para toda a semana. Áreas de instabilidade crescem no Sudeste. Quase toda a região tem sol e pancadas de chuva à tarde e à noite, tendo predomínio de sol pela manhã, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia e chove à tarde. O tempo seguirá deste modo até a quarta-feira (21). A fase da lua vai mudar no próximo dia 20 (terça-feira), entrando na fase crescente.

Doação para crianças

Em virtude da Campanha de Natal das crianças, o Lar Memei informa que será aberto cadastro para padrinhos e madrinhas. O intuito da campanha é a doação de bolsa de presentes, composta de um par de calçado novo, uma peça de roupa nova, um brinquedo novo ou lembrança e material escolar. O doador poderá presentear com um ou mais itens que compõem essa bolsa. Os doadores devem solicitar na própria sede do Lar Memei a ficha contendo os dados das crianças. A festa será na véspera de Natal (24), mas as doações deverão ser entregues até o dia 18 de dezembro. Mais informações pelo telefone 2452.1528 (Lar Memei, após às 13h); 8152.8341 ou 8829. 4292 (Rogério); 8126.9433 (Marquinho); 8156.6829 (Georgia); 8120.7731 (Geani).

Conselho Segurança

Na próxima quinta-feira (22), às 17h, será realizada a reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCSP) no auditório da Câmara Municipal de Valença (segundo andar). O intuito da reunião é tratar assuntos ligados à segurança pública do município.

Cursos gratuitos

O SENAI Resende está com inscrições abertas para o processo seletivo que oferecerá vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional à distância, com aulas presenciais durante a semana ou aos sábados. As oportunidades são para Assistente de Logística, Operador de Suporte Técnico em TI e Auxiliar de Eletricista Predial. Os encontros presenciais poderão acontecer no período da manhã (8h às 12h), da tarde (13h às 17h) ou noite (18h às 22h). Em todo o estado, o SENAI do Rio está oferecendo 1.470 vagas.

As inscrições vão até 25 de novembro e podem ser feitas através do endereço www.firjan.org.br/educamais. Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 17 anos, ter concluído ou estar cursando o 2° ano do Ensino Médio. O processo seletivo terá provas online de português, matemática e raciocínio lógico. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro, a partir das 18h. A matrícula deverá ser feita de 4 a 19 de dezembro de 2012. É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade, auto declaração de baixa renda e duas fotos 3x4. As aulas terão início em fevereiro de 2013. Mais informações pelo site www.firjan.org.br/educamais.

Transporte escolar

A municipalização do transporte escolar foi defendida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), durante audiência pública, na quarta-feira (7), no Palácio Tiradentes. A superintendente de Planejamento e Integração das Redes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Anna Paula Velasco, destacou que a discussão que envolve a municipalização dos transportes aconteceu de forma ampla, mas que muitos municípios não responderam. “Enviamos a todos os municípios o projeto da Seeduc de transferir para as prefeituras a operação do transporte, com a devida fiscalização da secretaria. Dos 92 municípios, 39 responderam positivamente, doze não aprovaram o projeto e 41 não se manifestaram”, contou. Ela disse ainda que, em 2013, essa questão será retomada para que todas as cidades venham a conhecer a proposta.

Gastos a vista

Estudos do Ministério da Fazenda apontam que, em 2020, o país será o quinto mercado consumidor do mundo. Se as previsões estiverem certas, os brasileiros vão estar dispostos a gastar mais com moradia, lazer, educação e alimentos. Os dados informam que o consumo das famílias passará de R$ 2,3 trilhões, em 2010, para R$ 3,5 trilhões, até o final da década, número que chama a atenção para a necessidade do consumo consciente.

As decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) podem auxiliar as pessoas a não cair nas ciladas do consumo. Com frequência, são apresentadas demandas envolvendo consumidores que não atentam para as cláusulas do contrato e vendedores que não procuram esclarecê-las.

Galão retornável

O engarrafamento de água mineral em galões passará por regulamentação no estado. A Alerj aprovou na quinta-feira (8), em segunda discussão, o projeto 913-A/07, que cria regras para oferta de galões de dez a vinte litros no estado. De acordo com o texto, a comercialização em vasilhames retornáveis só poderá ser feita em embalagem serigrafada com a marca da fonte e o registro no Departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ) e no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para poder garantir a sua qualidade. Sem essas informações, o comércio será proibido.

Segundo a regra, as empresas manterão procedimento para recompra dos vasilhames limitado pelo texto a três anos e proíbe armazenamento de galões e vasilhames de distribuidora diferente da que está autorizado a revender, além do descarte dos recipientes em locais diferentes dos definidos pela legislação ambiental. O descumprimento de qualquer norma acarretará em advertência, autuação, multa ou até apreensão da mercadoria. O projeto define ainda que a norma será fiscalizada pelas secretarias de Estado de Saúde, Ambiente e Fazenda, pela Vigilância Sanitária e pelo departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ).

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...