Informação também é responsabilidade

Edição: 584 Publicado por: Marilda Vivas em 14/02/2018 as 14:02

 
Leitura sugerida

 Retificação

O Plano de Trabalho celebrado entre o Município de Valença e a Associação da Corporação Musical Pégasus Valenciano saiu publicado no Boletim Oficial nº 926, de 18/1/2018 juntamente com o Extrato de Termo de Fomento nº 003/2018.

A publicação registrada no Boletim nº 919 de 27/12/2017, tema de nota mencionada em edição anterior, diz respeito apenas ao Extrato de justificativa de dispensa de chamamento público para celebração de termo de fomento entre o Município e a referida Associação, motivo pelo qual não se publica o referido Plano de Trabalho.

Ciente do equívoco, após prosseguir com as leituras dos boletins oficiais no último fim de semana e leituras afins, a nota anteriormente publicada exige de minha parte urgência na retificação face ao erro crasso cometido.

Relendo a publicação anterior afirmei, de forma taxativa, que o Plano de Trabalho não havia sido publicado nos boletins subsequentes. Ledo engano, como se vê. Por coisas que não se explica assim tão facilmente, pulei a leitura do boletim nº 926, justo aquele que traz a publicação.  

Há erros que são inadmissíveis para a posição que a pessoa ocupa ou para o que se representa perante os outros. Nesse sentido, de público, apresento minhas desculpas ao Município, à Associação Pégasus, aos leitores desta coluna e equipe do Jornal Local face a possíveis danos causados.  

 

Para melhor entender

Ultimamente tenho cobrado um maior detalhamento de certas publicações oficiais, em especial no que diz respeito aos extratos de contratos celebrados entre a Administração Pública e terceiros.

Ao ler a publicação de um Extrato de Termo Aditivo de Contrato em que se enumera como objeto a “prorrogação de prazo” sem quaisquer outros esclarecimentos, ainda que se identifiquem as partes contratadas, o número do termo e do processo, a simplificação em veículo impresso não se sustenta perante a sociedade, à despeito de estarem disponibilizados integralmente no site da prefeitura, Portal Transparência.

Plenamente envolvida por esse entendimento, talvez aqui resida o meu ovo do cuco visto não ter feito a distinção necessária entre “Extrato de justificativa de dispensa de chamamento público para celebração de termo de fomento” e o “Extrato de Termo de Fomento” com o respectivo Plano de Trabalho conforme exigência legal.

Não me recordo de ter negligenciado tantos detalhes assim em quaisquer outras notas aqui publicadas. E sendo a transparência uma dimensão necessária que mantenho com os leitores, anseio que a retificação acima possa suprir a má qualidade da nota publicada.

 

Amenidades

No dia de ontem, 14 de fevereiro, em diversos países do mundo foi comemorado o  Dia de São Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day. No Brasil esta data é celebrada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio.

Segunda a lenda, existiu na Idade Média um bispo chamado Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que naquela época havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes. Mesmo com as proibições Valentim continuou celebrando casamentos. Descoberto, foi preso e condenado à morte.

Ontem, também foi o dia internacional da Amizade. A data começou a ser comemorada na Argentina e depois espalhou-se para várias partes do mundo. 

Não se sabe ao certo a história por trás do dia da amizade, mas reza a lenda que ela foi criada por um dentista argentino na década de 60, chamado Enrique Febbaro.

Em muitos países o dia 20 de julho também é consagrado ao dia internacional do amigo. No Brasil, a data oficial é 18 de abril. 

Recentemente, os amigos virtuais também ganharam uma homenagem, quando o dia 4 de fevereiro tornou-se o dia do amigo do Facebook (via portal da História). 

Mais aquariano que isso, impossível. 

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...