Santa Casa – 180 Anos

Edição: 597 Publicado por: Walter Menezes – ex-provedor da ISCMV (14/3/18) em 16/05/2018 as 08:12

 
Leitura sugerida

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valença (ISCMV) completará 180 anos no dia 2/7/2018. Sim, ela ainda existe apesar das suas principais atividades de filantropia e misericórdia terem sido interrompidas devido às insuficiências do SUS e ao descaso político, não se interessando mais pela sua continuidade. Mas existe e continuará existindo eternamente nos anais da História Valenciana, relativa à saúde e à filantropia.

A Santa Casa foi o ventre que gerou os primeiros dias de vida da Faculdade de Medicina de Valença, quando ainda sem estrutura física lançou seus primeiros alicerces no complexo: Hospital José Fonseca e as centenárias instalações da ISCMV.

Infelizmente, nada na vida terrena é eterno, até o planeta Terra, segundo teorias, um dia voltará às origens etéreas do universo: temos que nos conformar.

Mas, por ironia do destino, hoje surge uma esperança da estrutura do Hospital José Fonseca ser reformada e adaptada a uma Maternidade, pela FAA, graças à iniciativa do deputado André Correia e da própia FAA, conseguindo fechar um acordo de cessão de uso junto ao Estado, atual proprietário, conforme repostagem do Jornal Local, de 25/1/18.

Assim, a instituição que outrora acolheu o nascimento da Faculdade de Medicina, e, também, da Faculdade de Odontologia, cedendo gratuitamente as instalações do antigo Hospital Alzira Vargas, recebe com gratidão, apesar de não lhe pertencer mais, a instituição de uma Maternidade e uma UTI Neonatal, para prestar serviços médico-assistenciais a milhares de vidas que, fluindo do ventre de suas genitoras, terão apoio para os primeiros ais da vida, pós-parto.

Que Santa Isabel, padroeira da Irmandade abençoe essa nova etapa, para o bem do povo valenciano.

Como lembranças e para a História, fotos saudosistas de algumas placas comemorativas de suas antigas dependências.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...