Ausência

Edição: 609 Publicado por: Gustavo Abruzzini em 08/08/2018 as 08:04

 
Leitura sugerida

Na recente inauguração do Procon-Valença, parceria entre Câmara, OAB e Faculdade de Direito de Valença foi comentário e lamento corrente a ausência de membros do Judiciário e do Ministério Público do município. Segundo, comentários ouvidos na ocasião, o novo órgão permitirá desafogo do Juizado de Pequenas Causas, mas nem por isso mereceu a devida consideração de magistrados e procuradores.

 

Ausência 2

Por outro lado, dois dias depois, na abertura oficial do 11º Festival da Cultura Japonesa, evento promovido pela Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Valença e Rio das Flores (Anibra), a organização do evento, que contou com a presença da consulesa do Japão, Sachiko Yokota, e do general Riyuzo Ikeda, ressentiu-se da mais completa ausência da Câmara e da Prefeitura que sequer enviaram representantes.

 

Transbordando

Continua lá a caçamba que orna o centenário Jardim de Baixo, que vez por outra transborda com o lixo gerado pela varreção do Centro e dos moradores vizinhos que já descobriram a opção “ambiental” para seus saquinhos.

 

Queimada

E por falar em ambiente, chegou em boa hora a virada do tempo que nos trouxe uma úmida frente fria. Poucos dias antes da chuva, alguns morros das imediações da cidade já ardiam em chamas provocadas pelos adeptos das queimadas criminosas.

 

Rodeio noturno

Continua recorrente o risco de motoristas se depararem, à noite, com animais de grande porte – cavalos e gado – soltos na via, nas imediações dos bairros Laranjeiras, Santa Cruz e Hotel dos Engenheiros.

 

Bons ventos

Acabamos de passar por mais uma leva de bons momentos. No ensino superior a nota 5 do curso de Enfermagem, confirma uma vez mais a boa fase do nosso Centro de Ensino Superior. Paralelamente, tivemos mais uma excelente edição do Festival de Inverno Musical, coordenado pelo professor Antônio Carlos, e outra do Liquida Show. Eventos bem organizados e muito bem produzidos.

 

Paes e Comte

O candidato ao governo do Estado do Rio, Eduardo Paes (DEM) anunciou o deputado estadual e presidente do PPS/RJ, Comte Bittencourt, como o vice-governador de sua chapa. Os dois celebraram a parceria no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de Niterói, ao lado do deputado Federal e presidente da Câmara e presidente do DEM, Rodrigo Maia, do deputado estadual André Corrêa (DEM), e do antropólogo, e membro da executiva do PPS, Rubem César Fernandes.

 

Descarrego

André Correa, com isso, demonstra ter saído ileso ao manobrar e migrar politicamente para a barca do DEM dos Maias e, agora, participar da efetivação de um candidato que é favorito ao Palácio Guanabara. Afinal, Paes leva a marca de ter sido o prefeito do Rio olímpico. Piccianis, Cabral e Pezão pelo visto são passado já distante. Saravá, misinfio!!

 

Milícia chegando

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e a Polícia Civil realizaram na manhã de quinta-feira (2/8) a operação Freedom, com objetivo de cumprir 42 mandados de prisão e noventa mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua no município de Itaguaí e que estaria em expansão para a Costa Verde e Piraí.

 

Franquia do mal 

A milícia, foco da investigação, opera com bases em condomínios do programa “Minha Casa, Minha Vida” no bairro Chaperó, onde controlam a vida dos moradores e ditam as regras na região, mantendo laços com o grupo de milicianos que domina a região de Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste da capital, sendo a organização apontada como responsável por vários homicídios na região de Itaguaí. De acordo com a denúncia, além de extorsões, os criminosos também exploram, com exclusividade, variada gama de outras lucrativas atividades, a exemplo de jogos de azar, do transporte público irregular, do monopólio forçado sobre a venda de água mineral em galões e de cigarros, entre outras atividades ilegais, sempre se valendo de violência armada, de atos de terror e da ideia, real, de cooptação de órgãos e agentes policiais.

 

Por dentro do Islã

A Fundação Casa Léa Pentagna oferecerá nos dias 21 e 28 de agosto e 4 e 11 de setembro, o curso “Introdução à história do Islã e do mundo islâmico”, com o professor Alfredo Bronzato da Costa Cruz, doutorando em História Política (PPGH/UERJ). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: lea.pentagna@uol.com.br.

 

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...