Patrimônio Cultural e Arquitetura

Edição: 632 Publicado por: Gilberto Monteiro em 30/01/2019 as 11:34

 
Leitura sugerida

O Rio de Janeiro acaba de ser eleito pela Unesco, como primeira capital mundial da arquitetura e sediará em 2020 o Congresso Mundial de Arquitetura.

Sérgio Magalhães, muito entusiasmado, excelente arquiteto como é, nos diz “A Arquitetura e a boa cidade são essenciais para o bem estar e para o desenvolvimento nacional; não são só decorrentes, são também produtoras de progresso. A economia nacional se desenvolve não apenas em grandes negócios, mas também com micros e médios empreendimentos que prosperam quando as condições urbanas são favoráveis e minguam quando são degradadas.

Justamente por seu caráter eminentemente social, a arquitetura não afeta somente aos arquitetos. arte e técnica são necessariamente de todos. Arquitetura é pedra sobre pedra mas sobretudo alma, amor, aconchego, memória e esperança”.

Paralelamente ao que ocorre com a Cidade Maravilhosa, agora aquinhoada com mais um título, nós, aqui em Valença, também estamos nos enriquecendo culturalmente, com a restauração dos colégios Benjamim Guimarães e Theodorico Fonseca. Das fábricas Santa Rosa, Industrial e Progresso. Num passado recente, da Casa Lea Pentagna, Catedral de Nossa Senhora da Glória e Igreja Prebisteriana. Da respeitosa ocupação e restauração promovida pelo Bramil. De tantas outras pequenas e grandes casas restauradas pelos proprietários: a de Carmem Pentagna Paciullo, de Marcio Goulart e ainda de tantas outras, essas restauradas no seu pequeno e belo aspecto: as da rua Souza Nunes, da Rua Dr. Figueiredo. Ainda dois pontos comerciais, recentemente abertos mas considerando a arquitetura: escritório da Seguradora Serrana e Restaurante Barão de Valença.

O conjunto de edificações relacionadas no Inventário do Patrimônio feito em 2003 e 2004,vai sendo, paulatinamente, recuperado o que restitui à cidade o seu belo aspecto, numa mistura de prédios de diferentes períodos, de diferentes portes, de diferentes materiais.

Os valencianos recomeçam a cultivar a sua vaidade pela cidade.

O tombamento definitivo, pelo Inepac, talvez incentive os proprietários de bens tombados a uma futura restauração. Patrimônio arquitetônico mantido, segundo Sérgio Magalhães, é economia deslanchando.

Tendo presidido a comissão que elaborou o inventário, condição primeira para o estudo do tombamento, muito me satisfaz o que vem ocorrendo e assim, num justo merecimento, relaciono as pessoas que elaboraram o trabalho, que teve a duração de quinze meses e é considerado pelo Inepac como trabalho de referência: Gilberto Wilson Lima Monteiro – presidente da comissão; arquitetos – Branca Ribeiro Figueira, Alexsandra Ferreira de Souza, Tânia Namiko Kashiwakura, Jorge Luís de Assis; historiadores: Adilson Adriano dos Reis Novaes, Antônio Carlos de Oliveira Lima; diagramador: Paulo Marcio Pereira; fotógrafos: Ricardo Reis e Antônio Carlos de Oliveira Lima. Do Inepac os grandes colaboradores: Marcos Monteiro Nogueira – diretor; arquitetos: Dina Lerner, Marcos Bittencourt, Maria Cristina Monteiro, Maria Cristina Pímentel; prefeito municipal da época – Luiz Antônio da Costa Carvalho Correa da Silva.

Infelizmente, do inventário não constou o Parque de Exposições Fernando Pereira Graça, pelo fato de não estar no perímetro urbano, falha que redundou num triste prejuízo, o de hoje não dispormos de bom e adequado espaço para as festas maiores. Ali foram realizadas festas rurais, exposições de agropecuária, formaturas da Medicina e da Odontologia. Ainda as interessantes festas Domingo no Parque, cujo pano de fundo era a valorização do homem rural e o reconhecimento de Valença como enorme bacia produtora de leite.

Contatos estão sendo feitos com a FAA no sentindo da publicação, em livro, do Inventário do Patrimônio já que nele está bastante da nossa história valenciana. Informações, prédio por prédio, dados sobre a origem de Valença desde suas primeiras ruas margeando as estradas da Polícia e do Comércio.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...