Noite histórica

Edição: 655 Publicado por: Gustavo Abruzzini em 10/07/2019 as 08:48

 
Leitura sugerida

Aconteceu na noite de sexta-feira, dia 5 de julho, a inauguração das novas instalações da Associação Comercial e Industrial de Valença (Aciva). O evento de muito bom gosto e elegância, apesar de alguns resistentes ao traje passeio, foi no mínimo histórico. Na mesma data, há 81 anos, em 1938, a instituição foi fundada. Agora, a mudança de endereço, no sonhado novo prédio, junto ao estacionamento da mesma, é um marco do segundo mandato do presidente Sebastião Vieira.

 

Mais 60

Dentre as autoridades presentes à inauguração, o deputado federal Luiz Antônio transitou com desenvoltura entre os convidados e ao discursar deu como notícia de primeira mão, o aumento do número de vagas do curso valenciano de Medicina. O que representará um novo aporte de investimentos e recursos na cidade.

 

Livro

Entregue aos associados a nova sede, a instituição agora deverá editar, em breve, um livro com a história destes 81 anos, culminando na recente inauguração. O trabalho de pesquisa e redação coube a este colunista que muito honradamente, como é praxe de seus trabalhos, aproveitou mais esta oportunidade para contar novas e boas histórias de Valença e comércio em seus primórdios. Para quem gosta, imperdível oportunidade de viajar no tempo.

 

Posse

O Rotary Club de Valença e a Casa da Amizade dão posse, na noite desta quinta-feira, dia 11 de julho, a seus conselhos diretores do período 2019/2020. À frente das instituições, permanece Lúcia Maria Gonçalves de Lima, na presidência do Rotary, e Ruth Erika Wohlrab Leibold, na Casa da Amizade.

 

Ressurge

E nesta quarta-feira (10), quem também toma posse é o novo Conselho Municipal de Turismo. Este conselho que foi criado no final dos anos 90 e do qual participei de seu primeiro mandato, junto com outros abnegados que acreditavam na área, tais como Ana Vaz, Marília Ramos, Humberto Leite Pinto Pentagna, Césinha Osório, Raimundo e Elaine Damasceno, ficou por muito tempo desativado. Felizmente, muito em função da compreensão de sua importância, por parte do secretário de Cultura e Turismo, Hélio Suzano, ele volta a atuar. Será presidido pelo empresário Alexandre Morais da Pousada Arara.

 

Oia o trem!

O projeto de resgate da memória ferroviária e cultura valenciana promovido pelos heróis da União Valenciana Para Preservação Ferroviária (Uvafer) tem tomado cada vez mais forma. Nesta sexta-feira (12), às 14 horas, em evento denominado Trem do Conhecimento, será realizada a inauguração do primeiro carro de segunda classe, que, em breve, receberá projeto em parceria com a Centro de Ensino Superior de Valença - Cesva/FAA. Mais um atrativo e tanto para o turismo de Valença.

 

Vida boa

Tem um babado forte envolvendo a insatisfação de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), com os apadrinhados dos conselheiros afastados que além de não fazerem nada e não terem nenhuma qualificação para estarem no órgão, recebem polpudos provimentos. A denúncia que está sendo esparramada por toda imprensa do Estado, ressalta o caso de funcionária (recreadora de creche) cedida da Prefeitura de Valença e que lá se mantém, com o apoio burocrático-administrativo do Executivo e do Legislativo valenciano, no desertificado gabinete do conselheiro José Gomes Graciosa. Legado do benemérito com a complacência de nossos políticos?

 

Escritores e poetas

E por conta das comemorações de seus 70 anos, a Academia Valenciana de Letras acaba de buscar a parceria da Secretaria Municipal de Educação para realização, com apoio do Jornal Local, de concursos literários. Em breve, a divulgação de detalhes das categorias, temas e demais regulações que fazem parte de certame desta natureza.

 

Rotativo

E com a Festa da Glória o recém-implantado estacionamento rotativo terá que ceder espaço para o estacionamento de barracas não rotativas. Isso estava previsto?

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...