A Saga

Edição: 657 Publicado por: Gilberto Monteiro em 24/07/2019 as 09:34

 
Leitura sugerida

O Aurélio, dicionário, sempre nos ajuda. A vontade de expressar um sentimento de louvor e agradecimento me faz revirar folhas buscando o sentido exato das palavras saga e perspicácia. Logo encontro: perspicácia – qualidade do que vê bem, perspicaz o que vê longe; sagacidade – qualidade do sagaz, o que tem agudeza de espírito. Concluo então que sagacidade e perspicácia são sinônimos.

Fiz o curso ginasial, hoje Ensino Fundamental, em Rio Preto e sempre nutri admiração pelo homem Dermeval Moura de Almeida, que lutou e, naquela cidade, criou o Curso Ginasial gratuito e também o curso de Formação de Professores que teve nos seus bancos algumas valencianas se formando.

Aqui, em Valença, o professor Dermeval Moura de Almeida Filho foi professor e diretor do Colégio Theodorico Fonseca que, inicialmente, era Municipal. Por ocasião de grande crise financeira na Prefeitura de Valença, foi ele que encabeçou e passou pela cidade um abaixo-assinado que levou o colégio a ser estadual.

O tempo caminha e a história vai acrescentado fatos, Luiz Gioseffi Jannuzzi, baseado em lei do então vereador Miguel Pelegrini, cria a Faculdade de Filosofia de Valença que se transforma na porta de chegada de outras faculdades, originando a Fundação Dom André Arcoverde, nome dado em homenagem ao bispo criador do Colégio Valenciano São José e da Escola Normal.

A FAA luta pela criação e legalização de diferentes faculdades e, agora é Dermeval Moura de Almeida Filho o homem que, aguerridamente, vai dando sustentação ao nosso ensino superior. Uma luta bastante difícil já que existiram inveja e politicagem barata. Os tempos não param e na Presidência da FAA surge outro Moura de Almeida, agora, José Rogério Moura de Almeida Filho, neto daquele que trouxe para Rio Preto o Ginásio gratuito.

A FAA adquire moderna administração e passa a brilhar no rol das Fundações Educacionais. Suas faculdades são nota 4 e 5 quando o total estipulado pelo MEC é 5.

O aprimoramento se dá por toda a instituição e sua Faculdade de Medicina, através do Hospital Escola, é o sustentáculo para a população valenciana.

A Fundação consegue consagrar-se como Centro Universitário com a denominação UNIFAA, ela, sanadas as dificuldades de 2002/2003 tem agora cerca de três mil alunos e vai sendo parceira de diferentes programas tais como: a recuperação do Rio das Flores (parceria com o Inea); apoio a desportistas, apoio parcial à população de rua, apoio às instituições e eventos culturais.

Nos tempos atuais surge outro nome da família Moura de Almeida, É o tão acolhedor e preparado José Rogério de Almeida Neto – Zé Neto, bisneto do benemérito de Rio Preto. Zé Neto pessoa do mais fino trato e conhecimento. Uma liderança jovem.

A história da família Moura de Almeida voltada para Educação é exemplo de um trabalho essencial para o desenvolvimento do Brasil, país que necessita tanto de outras e mais outras sagas.

Muitos filmes e livros já enfocaram a saga de diferentes famílias e, nós, aqui desta região, temos a Saga da família Moura de Almeida. Uma pesquisa sobre os Moura de Almeida daria um livro mas fica aqui registrada a saga.

Dizem que “mar calmo não faz um bom timoneiro” e é assim que entendemos a luta travada nesses 50 anos de existência da FAA.

Enquanto Zé Neto permanece no Centro Universitário fazendo o controle educacional temos na presidência da FAA outro jovem e promissor timoneiro- Antônio Carlos Dahbar Arbex. E, se estamos falando em embarcação, ela não avança sem os seus marinheiros, papel de todos os colaboradores.

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...