Valença está em festa!

Edição: 666 Publicado por: Redação em 25/09/2019 as 08:30

 
Leitura sugerida

Valença está em festa! Se não está, efetivamente, deveria. Afinal, é o seu aniversário e por mais que a critiquemos, ou a coloquemos sempre em posição inferior, frente a realidades de outros locais, ela continua sendo a nossa cidade. Tranquila, por demais aprazível, segura e cheia de boas histórias, talvez, hoje, perca para outras que se fazem mais pungentes economicamente. Mas Valença tem seus encantos que perpassam por várias gerações e continuam sendo extremamente atrativos aos que cá estudam, aos que só vivem, aos que passam por aqui, e aos que aqui se encontram, se enamoram, se amam e por aqui vão ficando.

O Jornal Local considera que certas datas não devem passar em branco e, todo ano, nos propomos a fazer, nesta semana, algo a mais. Sugerimos às parcerias que aderem à edição especial, uma mensagem ou um posicionamento a favor da cidade, que tanto discutimos e questionamos o ano todo. E esta semana chegou e esta edição se fez. Novamente imbuídos de demonstrar que, em que pesem nossos pontos de vista diversos e muitas vezes divergentes, somos todos valencianos e, como tal, temos que zelar pelo amor que nos une ao local em que vivemos. Se nossas ruas, nossos prédios e praças são testemunhas silenciosas mas vivas de nossas passagens e a de muitos de nossos antepassados, por aqui, por que não reconhecer as energias que fruem deste lugar e que fazem com que o amemos ou o odiemos com tanta paixão? Por que não refletirmos, uma vez por ano que seja, o que nos leva a construir aqui, sem pestanejar nossos destinos? Por que não reconhecer os méritos de seu passado, para melhor idealizar nosso futuro; quiçá, próspero para todos. Indistintamente a todos os moradores, adoradores ou não, deste verdadeiro planeta chamado Valença? Por que não projetarmos a Valença do futuro, agora, pautados em realidade palpável e possibilidades infinitas. Se nossa história, pouco estudada, nos demonstra que a união foi sempre o combustível capaz de nos colocar à frente da região, a partir do apoio de redes de influência, sobre poderes de decisão, e sobre a captação de recursos. Pois assim foram construídas nossa primeira ferrovia, nossas indústrias têxteis e nossas mais importantes instituições sociais, das quais destaco as siglas FAA, Aciva e ABF.

O momento de comemorações por um aniversário deveria servir-nos, sempre, para um balanço, que nos possibilite ver, com clareza, que a crença sempre triunfou sobre a descrença, em nossa trajetória de cidade. Feita e amalgamada por pessoas simples, como o são todos os seus demais habitantes. É preciso que recoloquemos as boas e viáveis ideias, de novo na pauta da construção de um futuro amplo para todos, que daqui não desejam sair, pois sabedores que são que o melhor lugar do mundo, ainda, é aqui e agora. É onde se vive com prazer e um certo orgulho. E que melhor veículo para externar esse amor, que não um jornal impresso? De preferência local. - Valença, nós te amamos!

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...