O próximo passo do UNIFAA....

Edição: 671 Publicado por: Antônio/ José/Regina em 30/10/2019 as 10:12

 
Leitura sugerida

Em 1966, foi criada a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA). Antes de pensar em formar quaisquer outros profissionais, a FAA preocupou-se em atuar no segmento de maior relevância social: a formação de professores qualificados, que fossem multiplicadores de novos conhecimentos e posturas. E assim em 1967 surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Valença. A FAFIVA foi a primeira a funcionar na Instituição, com os cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Sociais e História. Durante década estes cursos foram referência na região como centro de formação de docentes em áreas diversas. A FAFIVA firmou-se pelo pioneirismo e qualidade de seus cursos e gerações de professores da rede pública e privada da região foram licenciadas pela FAFIVA, numa demonstração do acerto de sua criação. Entretanto, devido ao contexto nacional, o cenário das licenciaturas em todo o Brasil apresentou uma redução significativa de alunos. O então Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), entidade mantida pela Fundação Dom André Arcoverde, deixou de oferecer os seus tradicionais cursos de licenciaturas, com exceção do curso de Pedagogia.

Hoje, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA), considerando a evolução da sociedade da educação como segmento econômico propulsor de transformações sociais, a evolução da Instituição no contexto das mudanças associada ao avanço da modalidade do ensino a distância e estudos de prospecção de mercado, bem como, o resgate de sua história está relançando os cursos de licenciatura em Matemática, Letras e História, agora na inovadora modalidade EaD.

O ensino a distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Nas últimas décadas, o ensino EaD tem crescido imensamente no âmbito nacional, atualmente tem-se cerca de 1,8 milhões de estudantes matriculados nesta modalidade do total de 6,3 milhões de estudantes do ensino superior, conforme CENSO MEC/2019. Os principais fatores para essa forte expansão são a flexibilidade de horário, a qualidade do material e a quantidade de cursos ofertados reconhecidos pelo MEC. O Ensino a Distância é uma forma de democratização do ensino que vem se efetivando por ser capaz de superar algumas lacunas do modelo presencial, representando, indubitavelmente, um meio para o ingresso ao ensino superior de pessoas que, pelas suas ocupações ou pela distância em que se encontrem dos centros educacionais, não têm condições de frequentar o ensino presencial.

O UNIFAA ofertará 20 cursos na modalidade a distância: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Empreendedorismo, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, História, Letras, Logística, Matemática, Marketing, Processos Gerenciais, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Redes de Computadores. Nesta primeira fase de expansão (2020/1) o UNIFAA terá oito polos de apoio presencial nas cidades de: Barra do Piraí, Barra Mansa, Paty do Alferes, Petrópolis, Resende, Três Rios, Valença e Volta Redonda.

Neste contexto, o UNIFAA continua permanentemente repensando o seu papel à luz da proposta de valor que entrega à sociedade como consequência da realização plena de sua missão, que tem como síntese o lema institucional: “Educação que transforma”.

O vestibular para os cursos a distância será lançado no dia 4/11/2019.

 

 

Professor Antônio Celso Alves Pereira

Professor José Rogério Moura de Almeida Neto

Professora Regina Pentagna Petrillo

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...