Saúde solta alerta contra o Sarampo

Edição: 686 Publicado por: Paulo Henrique Nobre em 04/03/2020 as 08:58

 
Leitura sugerida

Valença - A Secretaria Municipal de Saúde de Valença divulgou na última semana nota técnica informando a existência de alguns casos suspeitos de sarampo na cidade. Nesta semana, a Secretaria conseguiu confirmar um dos casos, mas alerta que podem vir mais. Segundo a secretária Soraia Graça, a única forma de combater a doença é a vacinação.

Segundo Soraia, hoje, a realidade é que o sarampo está voltando no país inteiro e o próprio Ministério da Saúde está determinando novas campanhas de vacinação. “Nós fizemos uma grande campanha antes, vacinamos muitas pessoas”. Ela lembra que, inclusive durante o Carnaval, uma tenda foi montada na rua dos Mineiros para ajudar na imunização. “Mas o que aconteceu é que, durante o Carnaval, algumas pessoas – principalmente, alguns alunos da Faculdade de Medicina – deram entrada no hospital com quadro clínico suspeito de sarampo”. Assim que estes casos suspeitos surgiram, explica Soraia, a situação foi informada ao Setor de Vigilância e realizado bloqueio, com a imunização dos profissionais da Hospital Escola e as pessoas que tiveram contato com os pacientes.

A nota técnica foi divulgada na quinta-feira, dia 27/2. Na sexta-feira, dia 28, foi montada tenda na UNIFAA para vacinação nos três turnos. Um total de 24 casos foram notificados, sendo enviados para o LACEN (Laboratório Estadual) para confirmação. Até o momento, apenas um foi confirmado. “Nós acreditamos que não virão os 24 positivos, mas mais alguns virão positivos por causa da condição clínica desses pacientes”.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...