Eles estão na net! - Parte 1

Edição: 365 Publicado por: Giovanni Nogueira em 31/10/2013 as 11:03

 
Leitura sugerida

Em agosto deste ano, o jovem carioca Felipe Neto lançou o livro “Não faz sentido: por trás da câmera”, onde conta sua trajetória: quando, onde e como teve a ideia de começar a fazer vídeos e postá-los na internet. Em pouco mais de um ano alcançou centenas de milhões de visualizações e 1 milhão de dólares em publicidade. Em todo Brasil, cada vez é maior o acesso aos computadores e à internet, e um número significativo de jovens já saíram dos blogs de textos e fotos para começar a criar e a produzir vídeos - inspirados em PC Siqueira (MTV), Ronald Rios (MTV e Band), entre outros. Eles tem a seu favor a velocidade e a tecnologia na palma das mãos, literalmente, e podem ser de qualquer cidade, inclusive, de Valença.

Possibilidades

A internet hoje, mais do que nunca, é um universo de possibilidades onde há uma geração altamente conectada, disposta a revolucionar a maneira como lidamos com a produção e o conteúdo do entretenimento mundial. A reportagem teve a satisfação de entrevistar Felipe Neto na última Bienal do Livro do Rio. Ele deixou claro sua surpresa. “Eu não esperava chegar onde cheguei. Era tudo muito simples e aí comecei a incrementar os vídeos, ver o que dava certo... acredito que a internet abriu o universo dos jovens, onde eles poderão não apenas assistir e interagir, mas fazer”, disse.

Em Valença, há desbravadores deste universo virtual. Pinheiro já ensinava violão e começou a lecionar também através da internet, ao vivo, para alunos distantes. Gustavo Gomes reuniu amigos e abriram um site com ampla diversidade cultural. Franklin Couto, mantém seu blog tradicional, mas agora faz vídeos onde divulga o cenário cultural de Valença. Fábio Arieira foi mais longe, e com sua namorada e as brigas do casal, alcançaram mais de 300 mil visualizações no Youtube com a série Casal em Guerra.

Balaio

Institucional, de informações, de aplicações, de armazenamento de informações, entre outras, são algumas das características de um site, mas Gustavo reuniu os amigos no site (“sítio”: endereço virtual na internet com grande capacidade de armazenamento de informações, arquivos, além de outros) “Balaio de Gato” para falar de tudo que gostavam: humor, games, música, tecnologia, cinema, jogos on-line, cultura, entre outros.

A turma é formada por Gustavo “Capitão”, Douglas “Judeu”, Marcus “Heavy”, Pedro “Mr. Magal”, Eduardo “Bigode” e Douglas “Sandman” e o “prato principal”, os podcasts (arquivos de áudio digital que ficam disponíveis para audição dos internautas visitantes). “Temos dois podcasts: o MiadoCast que é mais temático e o MiadoDrops que é mais voltado para a comédia. O objetivo principal é falar com bastante humor e levar informação de fatos ligados à cultura nerd, pop e japonesa”, explica. Inclusive, Superman foi tema recente de um podcast filosófico, em que abordava a possibilidade do homem-de-aço ter influências bíblicas.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...