Como manter a postura e não exagerar nas festas!

Edição: 373 Publicado por: Giovanni Nogueira em 26/12/2013 as 15:18

 
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Natal, Reveillon, confraternizações... sinônimos de comidas e bebidas. Ainda que não bastasse, há a indústria e meios de comunicação bombardeando produtos e diversos lançamentos que dão água na boca só de pensar, sem contar com a sensação de ansiedade e estresse, muito comuns nesse período, por causa de expectativas e a carga horária de trabalho. Essas características são favoráveis para o fenômeno de descontrole no consumo alimentar.

Geralmente as pessoas culpam as festas de final de ano pelos “quilinhos” a mais no verão, entretanto um ou dois dias não são capazes de aumentar o peso de forma significativa, já que o acúmulo excessivo de tecido adiposo (tecido gordo do corpo humano cujas células possuem óleos e gorduras) é resultado de um excesso crônico de calorias advinda de alimentos e bebidas fontes de proteínas, carboidratos, lipídios e álcool em relação ao gasto energético (metabolismo basal, efeito térmico do alimento e atividade física), conforme explica o nutricionista Marcus Palmeira especializado em cursos na área de emagrecimento. “São necessários um excesso de calorias em aproximadamente 30 dias para ganhar 1 kg. Mas é claro que tem os fatores, ambientais, genéticos, estilo de vida, etc. Depois de um dia de exageros na alimentação, principalmente com o excesso de carboidratos, sódio, bebidas alcoólicas, gorduras, bebidas junto à comida, faz o nosso corpo reter muito líquido (inchaço corporal)”, disse.

Alimentos calóricos

Nessa época são comuns rabanadas, farofas, doces, bebidas alcoólicas, salgadinhos, mas também frutas oleaginosas (castanhas, nozes), que são ótimas fontes de gorduras monoinsaturadas, vitaminas e minerais - o consumo de forma moderada (30-40g ao dia) é associado à redução das concentrações de triglicerídeos, colesterol e LDL séricos. Há saladas de frutas, carnes brancas e magras e vinho tinto (que, apesar de ser uma bebida alcoólica, estudos demonstram ter diversos benefícios quando consumido em quantidades moderadas).

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