Juventude em Questão: Os Jovens por eles mesmos – parte 02

Edição: 414 Publicado por: Marcela Giesta em 16/10/2014 as 08:12

 
Leitura sugerida

Dando continuidade à série Juventude em Questão, desta vez Bruna Esteves, Gabriela Oliveira e Victor Chicarino irão analisar a juventude sob o ponto de vista das influências familiares e do cotidiano de Valença.

Filha de mãe solteira, Bruna acredita que a influência familiar, transmissão de valores, limites e estímulos são importantíssimos independente da formação familiar, e conta que, em sua criação, todos os valores foram repassados por sua mãe, o que contribuiu na formação de sua personalidade e cidadania. Ela percebe que, hoje, os jovens encaram problemas da adolescência de maneira imprópria, achando que a fase de conflitos não passará e que a droga é a melhor maneira de minimizar suas “dores” e a sensação de “vazio existencial”, e a maior parte dos jovens estraga sua vida inteira através do uso de drogas. Diante dos altos índices de tráfico, acidentes de carro, assassinatos e suicídios envolvendo jovens, de acordo com Bruna, uma das maneiras de impedir que os jovens “desviem de caminho” é através do apoio e compreensão dos pais, e os alerta: “Muitas vezes, o jovem está passando por um problema que está sendo ‘menosprezado’ pelas pessoas ao redor. Frases como ‘Você está sofrendo por tão pouco’, são constantemente ditas, influenciando e aumentando ainda mais as possibilidades de um jovem triste ou revoltado”.

Quanto à impressão da sociedade de que o jovem é acomodado e pouco se mobiliza para mudar a realidade em que vive, ela defende a juventude valenciana: “Os jovens valencianos não são acomodados, pois são quase obrigados a saírem da cidade para conseguirem melhores condições em suas formações para que, talvez, daqui a quarenta anos, voltem para ter uma velhice tranquila”, segundo a jovem, dia após dia, Valença se torna uma cidade de aposentados.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...