Cidade recebe em outubro exibição do filme “O Renascimento do Parto”

Edição: 463 Publicado por: Andreia Nobre em 01/10/2015 as 10:31

 
Leitura sugerida

Valença - O Cine Glória exibirá o aclamado documentário O Renascimento do Parto, de Erica de Paula e Eduardo Chauvet, lançado em 2014, que foi um dos mais vistos do ano. A sessão especial está prevista para o dia 17 de outubro de 2015 às 15 horas, e a entrada é franca. O filme trata do cenário obstétrico brasileiro, mostrando as principais razões para o Brasil ostentar o título de campeão mundial de cesáreas.

Apesar de o problema do excesso de cesáreas atingir níveis considerados “epidêmicos” no país, o excesso de intervenções no nascimento é, na verdade, um problema mundial. Poucos países possuem taxas seguras de intervenções cirúrgicas, mas os que estão mais próximos das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) encontram-se entre os países desenvolvidos, como Holanda e Reino Unido. Nesses países, o atendimento ao parto na gestação saudável ainda é feito majoritariamente por parteiras urbanas (enfermeiras obstétricas ou obstetrizes).

Para os principais órgãos mundias de saúde, apenas 10 a 15% dos nascimentos deveriam estar sendo feitos através de extração fetal via cirurgia abdominal, ou cesarianas, devido aos riscos decorrentes do procedimento, que incluem infecções, possível perda de fertilidade, complicações em gestações posteriores e mortalidade materno/fetal. Em contrapartida, nos países menos desenvolvidos, taxas de cesáreas inferiores a 5% são consideradas insuficientes para salvar vidas. No Brasil, as cesarianas desnecessárias estão entre as principais causas de morte materna.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...