Celebração da Cultura na Casa Lea Pentagna

Edição: 545 Publicado por: Juliana Dias em 11/05/2017 as 08:14

 
Leitura sugerida

Valença - A feira de Cultura da Casa Lea Pentagna está marcando presença em mais um ano, oferecendo palestras, shows e outras atividades para todos que puderem comparecer. Ocorrerá nos dias 17 a 21 de maio. Este ano a feira conta com inúmeras novidades e seu tema é ‘Felicidade’. Em entrevista com Dilma Dantas, a diretora de eventos da Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna, ela comenta mais a respeito.

Ao contar as novidades da festa, vale lembrar como tudo começou, suas origens. A Casa Lea Pentagna foi deixada por quem a nomeia para ser uma Casa de Cultura em 1983, em seu testamento, ela pediu para que celebrassem e apresentassem eventos culturais, tais como palestras, apresentações musicais e outros. A feira foi criada com o objetivo de juntar no local assuntos diversos para expandir o conhecimento da população, criar um evento que se tornasse tradição. Pelo fato de ser uma cidade do interior, houve sempre uma dificuldade de acesso a determinados assuntos e é seu objetivo trazer tais conhecimentos para sua população.

A começar pelo tema, “Felicidade”, Dilma explica que a comissão organizadora busca sempre escolher um tema que possa trazer algum alívio à rotina. No ano passado foi a paz, e no caso deste ano, o tema foi escolhido devido às inúmeras dificuldades que o povo brasileiro tem passado, seja problemas na política, seja o aumento da criminalidade, nas palavras dela “Com as palestras, os temas, a gente está abordando assuntos que possam ajudar a gente a, dentro das nossas possibilidades, ser feliz. ”

Esse ano uma das novidades é que haverá um horário destinado às crianças, no sábado às 15h, com a professora Andréia Alves, que cuidará das crianças enquanto seus responsáveis aproveitam as palestras. Embora haja a prioridade de convidar profissionais de Valença, haverá alguns do Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Piraí, Belo Horizonte, Cabo Frio e Rio das Flores. Outra novidade desta edição são os atendimentos, antes havia apenas uma profissional do Tarot, agora contará também com profissionais especializados em Detox (Desintoxicação de metais pesados e toxinas do corpo), de Runas (Uma forma de leitura que ajuda a levar o ser a uma evolução de sua alma), e terapia do Fogo Sagrado (alinhamento energético). Também haverá no final de semana uma mesa redonda no sábado e uma Rodada de Conversa no Domingo, sendo este o primeiro ano a ter atividades de manhã. Além disso e não menos importante, será a primeira vez que haverá um interprete de libras para as palestras. Dilma afirma que estão trabalhando para nos próximos anos incluir audiodescrição para deficientes visuais etc.

Em sua declaração ela diz que as feiras não seriam possíveis sem toda a colaboração do povo valenciano. Já que é um evento de entrada franca que não é focado no lucro e a própria fundação não tem condições de bancar um evento assim sozinha, se sustenta basicamente de doações e voluntários. Tanto que cada um deles ganha um espaço na cartilha distribuída sobre o evento. Ressalta que são muitos os patrocinadores dispostos a ajudar ano após ano, tanto que graças a todo esse auxilio o evento tem crescido cada vez mais. Mesmo quem não pode oferecer um grande patrocínio, ajuda de alguma forma, como por exemplo com a disponibilização de ‘brindes’ para os sorteios durante a feira. Hoje por ser uma festividade tão grande chegou ao ponto de que é preciso de um grupo, composto em sua maioria por colaboradores, para melhor organizar o evento, sendo bem democrático pois são realizadas reuniões onde todos expõem suas ideias e debatem cuidadosamente a programação. A feira se tornou mais do que uma fonte de cultura, tornou-se também símbolo de fraternidade e companheirismo.

 

 

Por fim, a programação:

17 de maio, sexta-feira, às 19h Abertura do Evento, 19h15 palestra com professor Sávio Castro com o tema “Um Encontro com Maria”. Às 20h30 palestra com Daniel Rosa, Diretor do Canto de Caridade Caboclo Ventania e Fraternidade do Pai com o tema “Cura interior através da ancestralidade pelo Xamanismo”.

18 de maio, quinta-feira, às 19h palestra com a nutricionista Grasiela Hypolito com o tema “O caminho para autocura”. Às 20h30 palestra com o psicólogo e psicanalista Charles José com o tema “Sexo: um representante da vida”

19 de maio, sexta-feira, às 19h palestra com o professor Juliano P. Gonçalves com o tema “Agroecologia e Espiritualidade”. Às 20h30 palestra com o psicoterapeuta e psicopedagogo Ramiro Esteves de O. Brinco com o tema “Como ser feliz com nossos pensamentos”. Às 22h Apresentação Musical com João Victor Machado “MPB no Ar”.

20 de maio, sábado, às 10h Mesa Redonda “Legislação e Rede de Proteção ao Idoso de Valença”. Com Rafael Tavares (professor de Educação Física, Gerontólogo e Vereador). E seus convidados. Às 15h Atividade Infantil, Contação de história com Andréia Alves. Às 16h palestra com a médica cirurgiã e fundadora do Centro universalista “Casa do Consolador” Mônica Medeiros com o tema “Preparação para o contato”. Às 17h30 palestra com a psicanalista Margarete Áquila com o tema “Ufologia: impacto na mente e emoções”. Às 19h palestra com o professor Carlos Coimbra com o tema “Conforme for a sua percepção, assim será a sua realidade”. Às 20h30 palestra com o médico e cirurgião Newton Zanetta com o tema “Equilíbrio Humano”. Às 22h Apresentação Musical com os músicos Carlos Rocha, Jean Murat, Nilo Canedo, Raul Brinquinho e Jô Macedo, “Homenagem a Raul Seixas, Belchior, Gonzaguinha e Luiz Gonzaga”.

21 de maio, domingo, às 10h Roda de Conversa, “Ordem Rosacruz AMORC – O Domínio da Vida”, com os participantes: Alberto de França Serravalle, Jayme Mendes Toledo, Leonardo Esteves de Oliveira. Às 16h palestra com a psicóloga Ana Cláudia Jatobá com o tema “O empoderamento da mulher”. Às 17h30 palestra com o professor Paulo Iannuzzi com o tema “Egito: Uma questão de Eternidade”. Às 19h palestra com o professor Alfredo Bronzato C. Cruz com o tema “A busca pela felicidade no monarquismo antigo: santidade e paz de espírito nos Apotegmas dos Padres do Deserto”. Às 20h30 palestra com o militar Jayme Mendes de Toledo com o tema “O Sopro da Vida”.

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...