Pedagogia da FAA comemora 50 anos

Edição: 568 Publicado por: Paulo Henrique Nobre em 18/10/2017 as 08:18

 
Leitura sugerida

Valença – Iniciado em fevereiro de 1967, a Pedagogia completa em 2017, cinquenta anos de história. Aproveitando o mês em que se comemora o Dia do Professor, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA – organizou programação para celebrar as Bodas de Ouro do único curso criado pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIVA) em atividade até hoje.

De acordo com a professora Monica Teixeira, diretora do Curso, a Pedagogia foi um dos cursos de licenciatura criados pela extinta FAFIVA em pleno período de Ditadura Militar, junto com História, Letras, Matemática e Ciências Sociais. “E com a falência dos cursos de licenciatura - gradualmente, as pessoas foram sendo desestimuladas a cursar, infelizmente -, nós fomos a única sobrevivente ao longo de cinquenta anos de história”. Monica lembra que é o único curso de licenciatura da FAA que durou todo esse período, oferecendo aulas de forma ininterrupta. “A gente forma profissionais de educação para retroalimentar o sistema de ensino da região”. Segundo Mônica, neste meio século de vida, o Curso de Pedagogia formou mais de 1,4 mil professores.

Ela ressalta como marco histórico da Pedagogia a sua sede inicial, que foi o Solar dos Nogueira, mais conhecido na atualidade como Casarão da Cultura, o prédio que jaz hoje semidestruído na ladeira da Catedral, no Centro, após o incêndio que o consumiu por volta de 2001. “Isso marca para a gente como parte da história da cidade!”. A diretora se lembra de alguns nomes que fizeram parte desta história, como o do professor Dr. Yago Faria da Costa Pereira, diretor do curso na década de 70, e da professora Maria Marly da Silva Fernandes, que acompanhou a faculdade desde o início até se aposentar em 2015. Outra lembrança da história da Pedagogia foi o formato da licenciatura. Monica lembra que, até 2006, o estudante que escolhia o curso de Pedagogia podia optar por cinco habilitações: Administração, Orientação, Supervisor, Inspeção ou Magistério. “Uma formação fragmentária, onde essas áreas não dialogavam entre si!”. Hoje, com a reforma do ensino, o pedagogo já possui uma formação mais generalista, com um olhar para fora da escola.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...