Está havendo campanha de Novembro Azul?

Edição: 573 Publicado por: Juliana Dias – Estagiária de Jornalismo em 23/11/2017 as 08:06

 
Leitura sugerida

Valença – O Novembro Azul é uma campanha em prol da saúde do homem, para conscientizar a respeito do câncer de próstata. No entanto, por mais que tenha um objetivo semelhante à outras campanhas pelo ano, como o Outubro Rosa, não têm tanta repercussão quanto. Considerando que o exame para fazer o diagnóstico do câncer de próstata é o ‘toque’, imagina-se que o evento não tenha tanta visibilidade por ser uma questão cultural.

Marcela Pereira Oliveira, coordenadora da Atenção Básica do Município, explica melhor as razões da diferença de abordagem dessas campanhas. Ela diz que as campanhas são de acordo com as unidades. Cada uma tem o seu calendário para escolher o dia de fazer uma data de conscientização. Considerando o perfil do homem, que, segundo ela é um perfil de alguém que não costuma cuidar da própria saúde, eles buscam uma forma de facilitar o acesso às unidades de saúde. Desta forma, aumentam os dias que têm médicos disponíveis nos postos, estendem o período de atendimento e outros. “A gente vem buscando trabalhar a saúde do homem como um todo, que é a estratégia que a saúde da família prioriza. Ela busca ser a porta de entrada do usuário, para que ele não precise buscar o pronto-socorro.”

Afirma que é diferente do Outubro Rosa, pois são diferentes formas de se identificar o câncer. Como por exemplo, o câncer de colo de útero pode ser rastreado por um preventivo, mesma coisa com o câncer de mama. Mas o câncer de próstata não pode ser rastreado assim tão facilmente. Segundo os estudos que Marcela citou, o PSA, o exame de sangue, não serve para diagnosticar se há ou não câncer. A melhor forma de diagnosticar é através do exame do toque. O PSA só mostraria se a próstata mudou, se está maior ou não, e com base nesse resultado, se é encaminhado a um urologista para fazer o exame do toque.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...