Programa Líder reivindica trem de passageiros
Edição: 610 Publicado por: Redação em 14/08/2018 as 11:42
Volta Redonda - A implementação de ramais ferroviários para transporte de passageiros no Sul Fluminense foi o assunto principal do encontro que reuniu os membros do Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, e o diretor de Relações Institucionais da MRS Logística, Gustavo Bambini. Durante a reunião, realizada na sede da Firjan, em Volta Redonda, na tarde da quinta-feira, dia 9, os membros do programa – que reúne prefeitos e lideranças de doze municípios da região – reivindicaram da MRS a criação de linhas de passageiros conforme previsto no contrato de privatização.
Participaram da reunião os prefeitos de Piraí, Luiz Antônio; de Resende, Diogo Balieiro; o vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes; e o vice-prefeito de Valença, Hélio Suzano.
O coordenador do eixo mobilidade do Programa Líder, Péricles Aguiar, comentou que inúmeros estudos de viabilidade foram feitos nas últimas duas décadas visando a implementação do transporte de passageiros no Sul Fluminense.
Entre as possibilidades de roteiros das linhas de passageiros estão as que interligam os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. O subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, defendeu durante o encontro, além do transporte de passageiros, investimentos para implantação e operação de terminais intermodais rodoferroviários (Rio x SP e Rio x Belo Horizonte) e de um terminal de granéis agrícolas.
O diretor da MRS, Gustavo Bambini, apresentou aos presentes o plano de renovação da concessão. O documento contempla uma lista de investimentos prioritários determinados pelo governo federal e outros que a empresa considera relevantes para sua operação.
“Nossa previsão é investir R$ 1 bilhão no eixo Rio x São Paulo, com foco no aumento de volume de carga geral para aliviar o fluxo de caminhões entre as duas regiões metropolitanas do Brasil. Só no Estado do Rio, serão R$ 250 milhões com foco na minimização de conflitos em áreas urbanas e criação de uma nova rota logística para escoamento de cargas”, explicou Bambini, acrescentando: “É muito importante o diálogo com a sociedade e poder público, por isso consideramos esse encontro muito importante, até histórico, na construção de um alinhamento sobre o tema”.
1 comentários
