Comissão apresenta trabalho que define limites dos bairros

Edição: 626 Publicado por: Redação em 05/12/2018 as 08:17

 
Leitura sugerida

Valença – A noite do dia 28/11 serviu para que a Comissão de Revisão dos Códigos, formada, essencialmente, por servidores da Prefeitura, apresentasse à população o resultado do trabalho que define oficialmente, o limite dos bairros valencianos. Foram realizadas audiências públicas em todos os distritos, finalizando com a realizada no Cefet. O trabalho realizado pela Comissão é considerado único na região e foi produzido por Comissão formada por servidores municipais.

O encontro contou com a presença da secretária de Fazenda, Rosimeri de Souza. A abertura foi feita pelo vice-presidente da Comissão de Revisão dos Códigos, o servidor Marco Guimarães. Ele lamentou a baixa participação da população e destacou que, desde que o trabalho da comissão começou, todas as atividades têm sido exaustivamente divulgadas pelos mais diversos canais – site da Prefeitura, Boletim Oficial, rádios, jornal – e que diferentes entidades representativas da sociedade civil foram convidadas, por ofício, a participarem das reuniões, mas poucas compareceram. Marco destacou que as reuniões começaram no ano passado e acontecem todas as terças-feiras. Com relação ao trabalho de delimitação, ele lembra que, um dos benefícios, é que todos os bairros serão, finalmente, legalizados. Apenas cinco bairros já são legalizados. Segundo Marco, agora Valença terá um mapa fiel e os Correios, se quiserem, poderão criar CEPs específicos para cada localidade.

Ainda segundo ele, por causa do trabalho, o IBGE terá condições de determinar o número de habitantes por bairro e a Justiça Eleitoral terá dados suficientes para determinar os melhores locais para instalar os locais de votação. Por fim, Marco destacou que o trabalho é técnico e foi feito em cima de documentos, mapas e dados buscados junto a diferentes entidades – Prefeitura, IBGE, Governo do Estado, etc. – e que quaisquer alterações ou acréscimos que vierem a acontecer, caberão à Câmara de Vereadores. Após a fala do vice-presidente, a arquiteta urbanista, Sonia Rachid, explicou o conceito de bairro, que tem critérios que vão desde a definição afetiva até questões técnicas, como a localização e a função social. No seu entendimento, a delimitação é importante para o Poder Público, pois cada localidade guarda características próprias e problemas específicos.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...