Instituições mantêm tradição dos presépios

Edição: 628 Publicado por: Paulo Henrique Nobre em 19/12/2018 as 09:56

 
Leitura sugerida

Valença – Uma das tradições mais bonitas do período natalino é a montagem dos presépios. Nos lares, é comum ver a representação do Nascimento de Jesus montada sobre móveis, nas mais diversas conformações. Além das moradias, algumas instituições costumam também preparar o seu presépio, garantindo a manutenção da tradição e o espírito natalino.

Uma dessas instituições é Associação Balbina Fonseca, que desde a década de 80, monta o presépio. A contadora Maria das Graças Neto explica que a tradição é mais antiga na instituição, antes praticada pelas irmãs que mantinham o Lar de Meninas. Após alguns anos, além do presépio, a ABF passou também a montar a Cidade do Papai Noel, estrutura com 4,40m x 4m de diâmetro, toda iluminada, com movimento e muita decoração. “A Cidade do Papai Noel faz uns dez anos”. Ela explica que a iniciativa de montar o presépio e, posteriormente, a Cidade, foi da presidente da instituição, Regina Fonseca de Gomes, que adquire todo o material necessário. Segundo Graça, a estrutura se modifica e fica maior a cada ano. Em 2018, a Cidade ganhou duas locomotivas elétricas, além de vários outros cenários animados, como réplicas de lagos congelados com patinadores e de esquiadores descendo uma montanha nevada.

Graça conta que, levando em conta o serviço de carpintaria, a montagem dos cenários e a instalação elétrica, foram cerca de duas semanas para a Cidade do Natal ficar pronta. “Algumas dessas casinhas, dona Regina trazia dos Estados Unidos”. A exposição da Cidade do Natal e do Presépio está aberta desde o dia 26 de novembro e vai até o dia 6 de janeiro. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, de 15h às 18h.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...