PIB fluminense cresceu 1,2% em 2018, destaca Firjan

Edição: 640 Publicado por: Redação em 27/03/2019 as 08:34

 
Leitura sugerida

Rio - Em 2018, o PIB (Produto Interno Bruto) fluminense avançou 1,2% em relação ao ano anterior, conforme a Nota Técnica da Firjan ‘Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB. De acordo com a análise da federação, após três anos de resultados negativos, os setores de serviços (+0,9%) e indústria (+1,2%) voltaram a apresentar crescimento.

Na indústria ocorreu um crescimento em todos os subsetores, com exceção da construção civil que registrou queda de -1,6%, decorrentes dos efeitos da crise fiscal que afetou principalmente a demanda por obras de infraestrutura. Por outro lado, a indústria de transformação avançou 2,6% em 2018, baseadas principalmente nos segmentos de fabricação de coque, de produtos derivados e de biocombustíveis e veículos automotores.

Porém, a mudança na dinâmica de produção no segundo semestre, em função da queda de exportações de veículos para a Argentina, acende um sinal de alerta para 2019. Já a indústria extrativa cresceu 1,3%, patamar inferior ao observado em 2017.

“A expectativa no início de 2018 era de um PIB de 1,9%. Porém, chegamos a próximo de 1%, fechando em 1,2%. Esse descasamento ocorreu fundamentalmente por dois motivos: um técnico, devido à queda nas exportações de veículos automotivos para a Argentina; e o segundo, o da desconfiança do empresário, gerada pela frustração da não aprovação das reformas, em especial a da previdência”, destaca o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...