Atenção para as principais mudanças no IR deste ano

Edição: 644 Publicado por: Redação em 24/04/2019 as 09:19

 
Leitura sugerida

São Paulo - Faltando cinco dias para terminar o prazo da entrega do imposto de renda, é importante ficar atento ao que mudou na declaração desse ano para não ter nenhuma surpresa de última hora. O prazo de entrega termina daqui a cinco dias, às 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de abril; portanto o ideal é ficar ligado. “A declaração de Imposto de Renda sempre apresenta algumas mudanças de um ano para o outro, por isso, é importante se informar para evitar preencher o formulário de maneira incorreta”, explica Mauro Fontes, CEO da Contabilivre, plataforma de contabilidade on-line e especialista em tributos.

Para evitar atropelos na hora da entrega, Mauro apresenta aqui as principais novidades no programa da Receita para 2019. Com elas em mente, você evitará erros na hora de preencher a declaração.

Saiba o que mudou no IR:

CPF: para todos os dependentes incluídos na declaração, independentemente da idade, deve haver a indicação do número de CPF.

Bens: uma das novidades esse ano é que serão solicitadas mais informações sobre os bens do contribuinte, como endereço, número de matrícula, IPTU e data de aquisição de imóveis. No caso de veículos, será obrigatório apresentar o número do Renavam.

Pensão alimentícia: existe agora uma coluna específica para declarar pensão alimentícia e outros rendimentos – ela está incluída dentro da ficha de rendimentos recebidos de pessoa física. Antes a coluna se chamava “Outros” e a partir desse ano está nomeada como “Pensão Alimentícia e Outros”, o que facilitou para o contribuinte. “Vale lembrar que tanto quem paga como quem recebe pensão precisa declarar essa informação. A Receita Federal irá cruzar esses valores e é preciso que haja coerência entre eles, a fim de evitar problemas futuros”, alerta Mauro Fontes.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...