Cidade sediará o Startup Weekend em maio

Edição: 644 Publicado por: Paulo Henrique Nobre em 24/04/2019 as 09:43

 
Leitura sugerida

Valença – Você sabe o que é e como montar uma startup? Pois a oportunidade está chegando: em maio, acontecerá na Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), a primeira edição aqui da cidade do Startup Weekend Sul Fluminense, evento que se destina a fomentar o empreendedorismo através de estratégias inovadoras e modernas ferramentas. As inscrições estão abertas para o evento que acontecerá em um final de semana de maio, entre os dias 24 e 26.

De acordo com Luiza Luth e Sheila Epifanio, membros da Comunidade de Inovação do Sul Fluminense (Rio Sul Valley), o Startup Weekend é um evento fomentado pela Google e tem caráter global, ocorrendo ao redor do mundo todo. Segundo Luiza, já acontece há algum tempo na região: três vezes em Volta Redonda e uma vez em Resende. “Agora, a gente está trazendo para Valença”. Elas lembram que a cidade está sendo colocada no roteiro global de cidades que recebem o Startup Weekend. “São mais de setenta cidades em todo o mundo”, informa Sheila. O evento acontecerá na FAA, a patrocinadora máster do evento, entre a sexta-feira e o domingo. “É um final de semana bem imersivo. São 54 horas de imersão. Começa na sexta a partir de 18h30, onde as ideias que as pessoas queiram dar são votadas. As ideias mais votadas são desenvolvidas durante o final de semana, explica Luiza.

Sheila lembra que os participantes apresentam apenas ideias: projetos não são aceitos. “São ideias mesmo. Não é para levar um projeto. Não pode nem ser um projeto que já esteja desenvolvendo ou não. É só uma ideia”. Sheila conta de sua participação no Startup Weekend de Volta Redonda, onde uma das ideias apresentadas foi a de juntar cuidadores com idosos. “Aí, junta uma equipe multidisciplinar e começa a desenvolver esse projeto durante o final de semana”. Várias ideias são apresentadas e as dez mais votadas acabam sendo desenvolvidas nos dois dias seguintes. “É um evento aberto, a gente chama geral. Não tem um tema específico”, explica Luiza Luth, lembrando que qualquer ideia é aceita para ser apresentada e votada. “A mantenedora desse evento é a Tecstars. Através da Tecstars, a gente tem todo o auxílio, todo o suporte para a gente estar realizando o evento, em qualquer lugar que a gente queira”. Luiza ressalta que se trata de um evento totalmente voluntariado, sendo que o recurso arrecadado serve para custeios – alimentação, transporte e estadia de mentores, etc. - e, havendo sobra, para custear um pós-evento.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...