“Trem do Conhecimento” mostra o potencial turístico dos vagões

Edição: 656 Publicado por: Paulo Henrique Nobre em 17/07/2019 as 08:40

 
Leitura sugerida

Valença – O evento “Trem do Conhecimento: fazendo história sobre trilhos”, ocorrido na tarde da sexta-feira, dia 12/07, mostrou o grande potencial cultural e turístico dos três carros de passageiros instalados na praça dos Ferroviários, ao lado da Rodoviária Princesa da Serra (Rodoviária Nova). A atividade reuniu estudantes, autoridades e população com música e poesia e agradou a todos.

O evento foi produzido pela Faculdade de Pedagogia da Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA, em parceria com a União Valenciana para Preservação Ferroviária (Uvafer). Crianças da rede municipal de ensino e alunos do curso de Pedagogia apresentaram poemas e músicas com o tema voltado à cultura ferroviária. As apresentações ocorreram em frente ao vagão de luxo, afixado mais próximo à Feira Municipal. O espaço foi revitalizado com grama e iluminação. Além disso, plataformas de acesso ao carro de passageiros e de ligação ao vagão mais próximo foram erguidas. Além dos estudantes, participaram das apresentações integrantes da Orquestra Jardim Valença. Ao final das apresentações, os presentes puderam visitar o interior do vagão.

Várias autoridades compareceram, entre elas, o presidente da FAA, Antônio Carlos Arbex; o comandante do 1º Esquadrão Tenente Amaro, tenente-coronel Ângelo Moreira Carnaval; e o vice-prefeito Hélio Suzano. Hélio, que também é secretário de Cultura e Turismo, comemorou o evento. “É fundamental você resgatar a história ferroviária de Valença”, afirmou ele, lembrando que já foi autorizada pela Uvafer a utilização do carro de passageiros de luxo para a instalação de um Ponto de Informações Turísticas (PIT). “Nós já estamos preparando o material, botaremos estagiários de turismo. Estaremos aí com uma equipe”, afirmou, mas não disse quando o PIT será implantado.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

1 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...
avatar

Daniel em 19/07/2019 às 15:30 disse:

A prefeitura poderia aproveitar e fazer uma limpeza/pintura ou algo parecido na rodoviária que está um lixo.
responder O comentário não representa a opinião do jornal! A responsabilidade é do autor da mensagem!
avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...