Lugares para buscar ajuda

Edição: 657 Publicado por: Ana Terra – Estagiária em 24/07/2019 as 10:38

 
Leitura sugerida

Valença - O município oferece lugares para auxiliar pessoas que necessitam de tratamento psicológico, com urgência. Procurar ajuda é o primeiro passo para a recuperação e ter qualidade de vida melhor. A cidade disponibiliza centros de apoios gratuitos, não apenas para pessoas que sofrem com transtornos mentais, mas também aquelas que buscam melhorar dos seus vícios em álcool e outras drogas.

Um dos principais programas de ajuda é o CAPS, o Centro de Atenção Psicossocial. Essas unidades realizam serviços para o tratamento de pessoas adultas com graves transtornos mentais. É uma opção de serviço de saúde substitutivo ao hospital psiquiátrico. Elas contam com equipes técnicas, como médicos, psicólogos, assistentes sociais e ajudantes. Em Valença, há duas unidades: o CAPS II, que ajuda pessoas com doenças mentais como depressão, ansiedade e transtorno bipolar; e o CAPS AD, que realiza o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com problemas relacionados a dependências químicas.

Em entrevista com a diretora do CAPS AD, Denise de Paiva Alves, ela explica que o objetivo é reduzir o dano na vida das pessoas que frequentam à procura de ajuda. “Aqui somos portas abertas. Vêm encaminhamentos da atenção básica, de todos os lugares e temos a demanda espontânea”, acrescenta Denise. Qualquer pessoa pode procurar ajuda dos CAPS. Geralmente, eles recebem encaminhamento de outros lugares, como o Hospital Escola. Ao chegar em qualquer uma das duas unidades, o paciente irá passar pela a avaliação, onde é decidido qual CAPS irá participar e como será seu tratamento. “Temos atendimento psicológico, médico, grupos e oficinas terapêuticos”, afirma Denise.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...