Falece Dom Elias Manning, Bispo Emérito da Diocese

Edição: 669 Publicado por: Redação em 16/10/2019 as 11:37

 
Leitura sugerida

Valença – A Igreja Católica comunicou na manhã da segunda-feira, dia 14 de outubro, o falecimento do sexto bispo da Diocese de Valença, até atualmente, Bispo Emérito, Dom Elias James Manning. Ele estava internado desde o dia 4 de outubro, após um AVC sofrido enquanto celebrava missa na cidade de Vassouras. Dom Elias foi enterrado no dia 15 de outubro, na cripta da Catedral.

De acordo com a Diocese de Valença, Dom Elias sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, que é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. No dia 4 de outubro, Dom Elias participou da procissão de São Francisco, no Bairro Matadouro, na cidade de Vassouras, quando presidiu normalmente a Missa e no final, após os avisos, as pessoas que assistiam perceberam que o religioso estava tombando e conseguiram atendê-lo antes que caísse. Dom Elias foi conduzido ao Hospital de Vassouras pela equipe do SAMU e por algumas pessoas da comunidade. Chegando ao hospital, foi prontamente atendido e feitos os primeiros exames. Segundo o informe da Diocese, após reunião com a equipe médica, foi dado o laudo: AVC Isquêmico.

Com 81 anos de idade, o falecimento ocorreu no dia 13 de outubro de 2019, domingo, às 19h49, na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Universitário de Vassouras, HUV, onde estava internado desde o dia 4. Dom Elias ficou dez dias internado no hospital. A Igreja Católica organizou uma série de homenagens ao seu Bispo Emérito. Seu corpo foi velado, ainda na segunda-feira, pela manhã, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Vassouras, com missa de exéquias às 10h30. Ainda no mesmo dia, seu corpo foi transladado para Três Rios, na Paróquia São Sebastião, com missa realizada à tarde. A seguir, o corpo foi levado para a cidade de Paraíba do Sul, onde existe Comunidade Franciscana, na Paróquia São Pedro e São Paulo. Já no dia 15 de outubro, terça feira, às 7h da manhã houve missa de despedida. Após a missa, o corpo seguiu para a sede da Diocese, em Valença. O velório aconteceu na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Glória, com missa de exéquias às 14h celebrada pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta; e sepultamento às 16h, será reservado somente aos padres e a família, na cripta da Catedral. O município decretou três dias de luto.

Currículo

Dom Frei Elias James Manning foi o 6º Bispo da Diocese de Valença. Ele nasceu em 14 de abril de 1938, em Troy, New York, U.S.A. Filho de James (Jaime) e Agnes (Inês). Recebeu os Sacramentos de Iniciação Cristã na Paróquia São Miguel, em Troy, New York, U.S.A. Fez seu Curso Fundamental na Escola Paroquial de São José (das irmãs de São José) e o Ensino Médio no Instituto La Salle (das irmãs Lassalitas), em Troy. Foi Sacristão da Paróquia São Miguel. Nos anos de 1956-1958, estudou no Seminário Menor São Francisco da Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais, em Staten Island, New York. Em 1958, recebeu o hábito franciscano e o nome de “Elias”. Em 1959, fez a Profissão Simples (Temporária). De 1959 a 1961, cursou Filosofia no Seminário Santo Antônio – em Hudson, Rensselaer, New York. No período de 1961-1962, cursou o 1º ano de Teologia no mesmo Seminário.

Aos 6 de novembro de 1962, chegou ao Brasil (no navio argentino “Rio Tunuyan”, porto do Rio). Estudou Língua Portuguesa e cultura em Petrópolis, no CENFI. De 1963 a 1965, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio. Em 1963, recebeu a Tonsura e as Ordens Menores. Recebeu o Subdiaconato e, a seguir, o Diaconato (pela imposição das mãos de Dom Jaime de Barros Câmara). Aos 30/10/1965, recebeu a Ordenação Presbiteral na capela de São Francisco, em Staten Island, New York, por Dom Francisco E. Hyland. No dia seguinte, celebrou sua missa primacial na Paróquia São Miguel, em Troy, New York. Foi Vigário Paroquial em Santa Rita de Cássia, Pontalina, Goiás (Diocese de Itumbiara); Vigário Paroquial e pároco na Paróquia São Francisco de Assis, em Rio Comprido, Rio de Janeiro. De 1976 a 1979, foi custódio Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais – Custódia da Imaculada Conceição do Rio de Janeiro. Em 1975, fez o curso CEFEPAL, de Espiritualidade Franciscana, em Petrópolis. Em 1979, foi nomeado pároco de Santa Rita de Cássia, Pontalina, Goiás. Em 1986, foi transferido para Araruama – RJ, onde exerceu a função de Pároco. Aos 14 de Março de 1990, foi nomeado Bispo de Valença. Sua ordenação Episcopal e Posse, como 6º Bispo Diocesano de Valença, foi no dia 13 de maio de 1990, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Valença/RJ, sendo Bispo Ordenante, Dom Eugênio de Araújo Sales.

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine já e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...