Concurso de Artes AVL/SME

Edição: 673 Publicado por: Redação em 13/11/2019 as 12:16

 
Leitura sugerida

Grandes extensões...

Com cinco distritos,

Caminhos de encanto

Com serras e cachoeiras...

 

Cidade querida,

Lindas arquiteturas antigas

Repletas de história...

Dos índios coroados

Aos mineiros e fazendeiros

 

Cidade linda

A cada passeio, beleza

No centro a Catedral

Majestosa

E os jardins repletos de beldade

 

Descanso no banco, contemplamos

A paz, os cantos...

 

Valença querida, sou seu filho

Os que vão sentem saudade

Os que ficam tens esperança

De não precisar partir, pois aqui é

A minha felicidade.

 

Léo Fort Figueiredo – 15 anos - Categoria B - 1º lugar

 

 

 

 

Atração turística cultural de Valença

Valença é considerada a Princesinha da Serra!!! E não é pra menos. Rodeada de fazendas, cachoeiras, histórias e encantos. Apesar de ser uma cidade do interior, ela apresenta muitas atrações turísticas e também alguns cartões postais.

Dentre esses cartões postais visitados em Valença, temos a Praça Visconde do Rio Preto – localizada no Jardim de Cima, Centro. Atualmente a Prefeitura Municipal de Valença tem feito um trabalho de recuperação desse precioso cartão postal de nossa cidade.

Nessa praça, podemos encontrar algumas obras de arte que merecem destaque, tais como: Coreto Art-Noveau, construído em ferro fundido, esculturas de Dom André Arcoverde (primeiro Bispo de Valença) e esculturas do Dr. Humberto Pentagna e o Monumento à Inteligência.

O Monumento à Inteligência é um obelisco de granito, com quatro faces, tendo em cada face uma escultura de bronze em alto-relevo. Cada face tem uma representatividade: a primeira face representa as artes, a segunda representa as letras, a terceira representa o teatro e a quarta face representa o brasão da Academia Valenciana de Letras.

Essa obra de arte foi construída em 1974 pela Academia Valenciana de Letras, tendo como autoria o professor e também escultor Gilberto Mandarino e idealizado por Antônio Augusto de Siqueira, presidente da Academia de Letras na época. Foi construído em comemoração ao jubileu de prata que a Academia estava fazendo.

É um monumento único em nosso estado, por isso vale a pena ir conhecê-lo e ficar por dentro ainda mais sobre a sua história e se enriquecer com outras obras que ali se encontram e que fazem parte do nosso arsenal cultural.

Maria Júlia Viana Vallim – 12 anos - Categoria A – 1º lugar

 

 

Memórias e Fortunas

Na cidade de Valença-RJ existem muitos monumentos históricos, como: Monumento à Inteligência, Casa do Bispo, Cine Glória e a Serra dos Mascates. De acordo com o site Portal Valença o Monumento à Inteligência foi criado em 1974 em homenagem à Academia Valenciana de Letras em comemoração ao seu Jubileu.

No que se refere a patrimônios como a Casa do bispo, de acordo com o Portal de Valença a casa foi construída na metade do século 19 com o objetivo de moradia para o Bispo da Diocese. Atualmente, Dom Nelson Francelino Ferreira é o atual representante da cidade, foi nomeado no dia 12 de fevereiro de 2014 como o sexto Bispo da Diocese de Valença, de acordo com G1.

Somado a isso, destaca-se também o cine Glória que é localizado onde, historicamente, no passado, era o Teatro Glória, que foi construído em 1868. De acordo com o Portal Valença, em 1908 a população da cidade assistiu pela primeira vez à projeção de um filme. Hoje em dia é uma das opções de lazer procurada pelas pessoas, visto que é um dos pontos em que prolifera a cultura na cidade.

Pode-se citar, também, a Serra dos Mascates que já foi conhecida como Serra Velha ou Serra de Valença. De acordo com a história, o nome que ela tem atualmente foi dado porque nela passavam os mascates, comerciantes, indo e vindo do Rio de Janeiro, para Minas Gerais e durante muito tempo ela teve um papel importante para o abastecimento de água na cidade de Valença.

Dessa forma, torna-se necessário valorizarmos nossos patrimônios, investindo e divulgando a importância dos mesmos. Ressalto também a importância dos meios de comunicação para atrair turistas e também que a população valenciana se interesse cada dia mais pela sua linda história e pelos seus monumentos. Somado a isso, cabe aos órgãos competentes investirem na estrutura desses patrimônios, para então ainda manter em perfeito estado toda nossa estrutura.

Ivy de Souza Fort - 16 anos - Categoria B - 1º lugar

 

 

Princesinha da Serra e seus pontos turísticos

Hoje vou falar sobre Valença

Uma terra linda e imensa

Admirada, encantada

e muito amada.

 

Tem muitos pontos turísticos animados

Como Cruzeiro, Serra da Beleza

Jardim de Cima entre outros

E muitos locais movimentados

Por uma população de grande gentileza

 

O Cruzeiro é no alto de um morro

Chegando lá você vê uma cruz imensa

E uma boa parte de Valença.

 

Serra da Beleza é muito visitada

Com suas inúmeras atrações

É uma localidade encantada

Que emociona muitos corações.

 

O Jardim de Cima foi melhorado

Antes triste e sem vida

Agora vive sempre povoado

Ficando uma praça muito querida.

 

Bruno Garcia Borges – 5º Ano/ Fundamental – 11 anos - Categoria A - 1º lugar

Galeria de imagens

0 comentários

avatar
Escreva seu comentário...
Seu nome...
Seu email...